Os telefones celulares adquiridos com um contrato de um provedor de serviços ficam bloqueados com o provedor até que o contrato expire. O cartão SIM (Subscriber Identity Module) em um telefone celular é vinculado eletronicamente pelo provedor de serviços ao número de série exclusivo do telefone, ou IMEI (International Mobile Equipment Identity). O cartão SIM contém informações úteis, como a associação do número de telefone de um usuário, registros da agenda telefônica, mensagens de texto, arquivos multimídia, etc. Para usar vários telefones celulares com o mesmo cartão SIM, você deve desbloquear o cartão SIM associado a um número IMEI. Ligue para o seu provedor e solicite o código de desbloqueio do subsídio.
Etapa 1
Insira o cartão SIM a ser desbloqueado em um telefone, ligue o telefone e desligue todas as conexões de rádio/rede sem fio.
Etapa 2
Obtenha o número IMEI de 15 dígitos digitando *#06# no telefone.
Etapa 3
Selecione as configurações do cartão SIM no menu de opções do telefone e digite o código MEPD. Isso exibirá detalhes do telefone e da rede na maioria dos telefones inteligentes, como o BlackBerry e o Palm.
Etapa 4
Digite o número IMEI de 15 dígitos, se solicitado no visor do telefone.
Etapa 5
Digite o código MEP2 e a seguinte mensagem será exibida na tela:"Enter Network MEP code (10 left):"
Etapa 6
Digite o código de desbloqueio do subsídio fornecido pelo seu provedor de serviços. Isso desbloqueará seu telefone e desassociará seu cartão SIM do número IMEI.
Etapa 7
Reinicie o telefone para operação adequada.
Dica
Faça backup dos contatos da agenda telefônica e dos dados úteis do telefone antes de tentar desbloqueá-lo.