Assim como as empresas de tijolo e argamassa sentem a necessidade de trancar suas portas à noite, uma empresa online que vende informações pode sentir a necessidade de proteger essas informações de cópias ilegais. DRM, ou Gerenciamento de Restrições Digitais, é o método mais comum usado para proteger o conteúdo de cópias ilegais. O DRM envolve o bloqueio de um arquivo para limitar o acesso apenas àqueles com uma licença adequada. O DRM deve ser adicionado aos documentos por meio de um serviço e pode restringir a forma como o documento pode ser lido.
Gratuito e Online
Use um serviço online. Por exemplo, docTrackr e Protectedpdf oferecem proteção DRM para documentos PDF individuais e ambos oferecem opções gratuitas para uso pessoal. O DocTrackr inclui recursos adicionais que informam quem visualizou seu documento e quando, e ainda permite que você revogue remotamente os direitos sobre seus documentos. Para usar qualquer um dos serviços, basta preencher um pequeno formulário e enviar o documento que deseja proteger.
DRM DIY
Instale e execute você mesmo um serviço DRM. Adobe Content Server, Adobe LiveCycle Rights Management ES4, DRM-X e instalações Protectedpdf de nível empresarial da Vitrium Systems são alguns exemplos de serviços de DRM que sua empresa pode licenciar para uso no local. Os custos de licenciamento variam de instalações limitadas por apenas US$ 200 a soluções completas por US$ 10.000 ou mais. Taxas adicionais por arquivo protegido também podem ser cobradas.
Siga a rota do e-book
Carregue seu PDF para a Amazon por meio do Kindle Direct Publishing (KDP) ou Lulu. Embora ambos os serviços sejam destinados a eBooks, eles não têm restrições de tamanho mínimo de arquivo e, portanto, podem ser usados para qualquer arquivo PDF. O KDP permite que os escritores enviem seus materiais para venda na Amazon, enquanto o Lulu é exclusivamente um site que vende livros e documentos. Cada revendedor oferece aos escritores a opção de adicionar DRM aos seus títulos no upload. Ambos aceitam arquivos PDF para upload, embora o KDP os converta para MOBI, um formato legível pelo Kindle, e avisa que a formatação especial ou algumas imagens podem não ser bem exportadas. Ao contrário do KDP, o Lulu adiciona DRM ao próprio PDF.
Ignorar o DRM
Alternativas ao DRM, como assinatura de documentos e marcas d'água disponíveis nos editores de PDF Adobe Acrobat e Foxit, ajudam a desencorajar a cópia ilegal, incluindo evidências incriminatórias em cada cópia ilícita. Ativistas anti-DRM, como o escritor Cory Doctorow, autor de "Por que a morte do DRM seria uma boa notícia para leitores, escritores e editores", sugerem que o DRM não funciona de qualquer maneira. Mesmo com o mínimo de conhecimento em informática, adverte Doctorow, qualquer pessoa que desejar pode remover o DRM de um arquivo em cerca de 30 segundos. Deste ponto de vista, a melhor maneira de proteger os documentos internos é treinar adequadamente seus funcionários, e a melhor maneira de proteger as informações para venda é facilitar a compra legítima.