O processamento de luz digital (DLP) é a tecnologia mais comum por trás das HDTVs de projeção traseira. Uma televisão DLP produz uma imagem usando uma coleção de espelhos microscópicos montados em um chip, uma roda de cores ou outro dispositivo de processamento de cores e uma lâmpada branca. A lâmpada pode ser substituída pelo usuário e geralmente emite sinais de aviso à medida que se desgasta antes de queimar completamente.
Perda de brilho
Quando uma lâmpada DLP está chegando ao fim de sua vida útil, o brilho da imagem da televisão diminui. Isso pode passar despercebido no início porque o olho humano tende a se ajustar a uma imagem que esmaece lentamente. Quando a perda de brilho se torna aparente, a lâmpada DLP provavelmente está prestes a queimar. Aumentar o brilho da TV provavelmente terá pouco efeito na imagem quando a lâmpada estiver prestes a queimar.
Cintilação da tela
Além de uma imagem mais escura, a televisão pode exibir uma cintilação perceptível de tempos em tempos, o que indica uma lâmpada DLP com defeito ou uma lâmpada que está queimando.
Cor turva ou desbotada
Se a sua televisão DLP usar a tecnologia de roda de cores, você poderá notar que as cores estão um pouco desbotadas ou não são mais exibidas com precisão. Este é um sintoma frequente de uma lâmpada DLP ruim, pois a lâmpada perde sua capacidade de projetar totalmente cores precisas no chip de espelho DLP.
Indicador de lâmpada DLP
Muitos televisores DLP apresentam uma luz indicadora de lâmpada na parte frontal da unidade que liga e permanece acesa quando a lâmpada precisa ser substituída. A tela da TV ainda funcionará até que a lâmpada se apague completamente, mas com cintilação e desbotamento cada vez mais perceptíveis.