O roteador principal em sua rede doméstica é o gateway para a Internet. Todo o tráfego de rede de e para a Internet passa pelo roteador, tornando-o um dispositivo ideal para ajudá-lo a controlar o acesso à Internet. Se você deseja restringir o acesso à Internet após a hora de dormir, impedir que crianças acessem sites voltados para adultos ou bloquear o compartilhamento de arquivos BitTorrent, a maioria dos roteadores fornece algum tipo de restrição de acesso ou recursos de controle dos pais que permitem determinar quando a Internet está disponível e qual tipo de conteúdo que os usuários têm permissão para visualizar.
Negar acesso à Internet
A maioria dos roteadores permite que você desative completamente o acesso à Internet em determinados dias da semana e em horários específicos do dia. Por exemplo, você pode criar uma programação para dias da semana que desative o acesso à Internet das 20h às 6h. Você pode criar uma programação diferente para negar acesso à Internet nos finais de semana. Um dispositivo com acesso negado à Internet ainda está conectado à rede local e pode acessar recursos locais, como impressoras de rede e armazenamento compartilhado.
Filtrar acesso à Internet
Se negar o acesso à Internet for muito restritivo, muitos roteadores permitem que você determine seletivamente os sites que deseja bloquear. Você pode inserir uma lista de domínios a serem bloqueados e muitas vezes pode inserir uma lista de palavras-chave para bloquear páginas da Web dinamicamente com base em seu conteúdo. Se uma página da Web contiver uma das palavras-chave inseridas, o roteador negará o acesso a essa página. Você também pode filtrar o acesso à Internet pelo tipo de tráfego de um dispositivo. Por exemplo, você pode permitir a navegação na Internet, mas negar o compartilhamento de arquivos ponto a ponto ou determinados jogos multiplayer online.
Use recursos integrados de controle dos pais
Alguns fabricantes de roteadores permitem que você bloqueie sites com base em categorias de sites potencialmente prejudiciais que eles mantêm na nuvem. Por exemplo, sites de "fraude acadêmica" podem promover plágio ou trapaça, e sites na categoria "nudez" contêm nudez. Outros serviços podem atribuir uma classificação a cada site que indica o quão prejudicial pode ser para crianças, como Alto, Médio, Moderado, Mínimo e Nenhum. Ter as informações armazenadas na nuvem permite bloquear novos sites à medida que são categorizados sem atualizar as configurações ou o firmware do seu roteador.
Usar filtragem de serviço DNS
Sempre que você acessa uma página da Web, seu dispositivo consulta silenciosamente um servidor de nomes de domínio para obter o endereço IP para que possa rotear sua solicitação. Como todas as solicitações já são processadas por meio de um servidor DNS, alguns serviços DNS públicos, como o OpenDNS, permitem que você use seus recursos de controle dos pais configurando seus servidores DNS em seu roteador. A Netgear usa a solução OpenDNS para implementar controles parentais em muitos de seus roteadores. Se você configurar uma solução de DNS por conta própria, deverá limitar a capacidade de um usuário de substituir as configurações do servidor DNS em seu dispositivo, ou um usuário experiente poderá contornar totalmente o recurso de controle dos pais.
Filtrar seletivamente por dispositivo
Quando você deseja aplicar seletivamente restrições da Internet ou regras de filtragem a determinados usuários na rede, geralmente é melhor listar os dispositivos aos quais as regras não se aplicam, em vez de uma lista de dispositivos que devem ser filtrados. Cada dispositivo possui dois identificadores:um endereço de controle de acesso à mídia, ou MAC, e um endereço IP. Ambos os endereços podem ser substituídos por um usuário experiente em tecnologia. Outro benefício de estabelecer uma lista de exceções é que as regras de filtragem se aplicam automaticamente a qualquer novo usuário que se conecte à sua rede, como um amigo de uma criança.