Os sistemas de reconhecimento óptico de marcas (OMR) são usados para capturar informações digitalizando documentos preenchidos à mão. Os primeiros exemplos de tecnologia OMR incluem fita de papel usada com telégrafos e cartões perfurados. OMR evoluiu para scanners de imagem especializados, juntamente com programas de software que reconhecem bolhas a lápis ou outras marcas em formulários padronizados. OMR é usado para processar documentos como testes, pesquisas e listas de verificação e oferece várias vantagens sobre a coleta manual de dados.
Velocidade
A vantagem mais óbvia de usar a tecnologia de reconhecimento óptico de marcas para coletar dados de documentos é a velocidade. Sem OMR, cada documento deve ser lido visualmente por um ser humano, que transfere esses dados para um sistema de computador manualmente. Embora indivíduos treinados possam se tornar eficientes em analisar e inserir dados de formulários, há um limite superior físico para a rapidez com que um ser humano pode executar a tarefa. Com o OMR, os documentos são digitalizados e inseridos em uma velocidade várias vezes maior que a de um ser humano.
Precisão
Junto com o limite superior da rapidez com que um ser humano pode ler fisicamente e transferir dados de formulários padronizados, está a precisão com que ele pode fazê-lo. Quem já teve que olhar um documento e depois olhar para uma tela de computador e depois voltar para o documento sabe como é fácil perder o lugar, principalmente com um formulário em que cada linha é semelhante. É fácil transpor, duplicar dados, ficar deslocado por uma linha ou simplesmente inserir dados errados, principalmente quando o trabalhador se cansa. OMR aumenta a precisão da coleta de dados eliminando esses erros.
Eficiência de custo
A tecnologia de reconhecimento óptico de marcas reduz significativamente o número de pessoas necessárias para processar formulários padronizados, automatizando a função mais trabalhosa, que é inserir os dados. Os documentos podem ser carregados em massa em scanners de imagem, que os separam e digitalizam um a um. A tecnologia OMR reduz significativamente o custo geral de processamento de documentos padronizados, diminuindo o número de pessoas e o tempo necessário para inserir formulários.