A CPU do computador (abreviação de Central Processing Unit) é um componente vital que lida com todas as instruções e cálculos que são enviados a ela por componentes e periféricos de outros computadores. A velocidade na qual os programas de software operam também depende muito de quão poderosa é a CPU, por isso é importante ter o tipo certo para o que você espera que ela lide. Os dois principais fabricantes de CPU são Intel e AMD, cada um com seus próprios tipos de CPUs.
CPUs de núcleo único
CPUs de núcleo único são o tipo mais antigo de CPU de computador disponível e, inicialmente, esse era o único tipo de CPU que poderia ser usado em computadores. CPUs de núcleo único só podem iniciar uma operação por vez, portanto, não eram muito boas em multitarefa. Isso significava que havia diminuições perceptíveis no desempenho sempre que mais de um aplicativo estava em execução. Embora apenas uma operação pudesse ser iniciada por vez, outra poderia ser ativada antes que a primeira fosse concluída, mas a cada nova operação o computador funcionaria mais lentamente. O desempenho nesses tipos de CPUs dependia em grande parte de suas velocidades de clock, que eram uma medida de sua potência.
CPUs Dual Core
Uma CPU dual core é uma CPU única que possui dois núcleos e, portanto, funciona como duas CPUs em uma. Ao contrário das CPUs de núcleo único, em que o processador precisava alternar entre diferentes conjuntos de fluxos de dados se mais de uma operação estivesse em execução, as CPUs de núcleo duplo podem lidar com multitarefa com muito mais eficiência. Para aproveitar ao máximo uma CPU de núcleo duplo, tanto o sistema operacional quanto os programas executados nela devem ter um código especial chamado SMT (tecnologia multi-threading simultânea) escrito nela. As CPUs de núcleo duplo são mais rápidas que as de núcleo único, mas não tão rápidas quanto as CPUs de núcleo quádruplo que as substituíram.
CPUs Quad Core
As CPUs Quad Core são um refinamento adicional do design da CPU multi-core e apresentam quatro núcleos em uma única CPU. Assim como as CPUs de núcleo duplo podem dividir a carga de trabalho entre dois núcleos, os núcleos quádruplos permitem uma multitarefa ainda maior. No entanto, isso não significa que uma única operação será quatro vezes mais rápida e, a menos que os programas e aplicativos executados nela tenham código SMT, o aumento de velocidade não será tão perceptível. Esses tipos de CPUs são úteis para pessoas que precisam executar muitos programas diferentes ao mesmo tempo, assim como para jogadores, pois existem jogos como a série Supreme Commander que são otimizados para CPUs multi-core.