Se o seu disco rígido SATA falhar, você poderá enfrentar uma grande perda de dados. A falha do disco rígido SATA (Serial Advanced Technology Attachment) ocorre quando o disco rígido tem componentes internos derretidos ou cabeças presas devido a abuso físico ou idade avançada. Sem um backup adequado, você deve fazer a unidade funcionar por tempo suficiente para recuperar os dados. Consertar um disco rígido SATA morto não é diferente de consertar qualquer outro tipo de disco rígido.
Verifique os cabos
Etapa 1
Remova os parafusos do gabinete do computador e levante-o (ou deslize-o) do chassi.
Etapa 2
Verifique a conexão do cabo entre o disco rígido e a placa-mãe e empurre o cabo se estiver solto.
Etapa 3
Procure por quebras ou rasgos no cabo e substitua-o se vir algum. Compre cabos SATA em qualquer loja de informática local.
Substitua a placa de circuito do drive
Etapa 1
Troque a placa de circuito do disco rígido (PCB) se a unidade estiver ilegível e também não estiver fazendo ruídos anormais. Você pode comprar um disco rígido do modelo exato do eBay, de um fornecedor terceirizado ou do fabricante e usar a placa de circuito da nova unidade para substituir a da unidade com falha.
Etapa 2
Desaperte os parafusos da caixa no lado da placa de circuito e remova a caixa. Remova quaisquer parafusos visíveis da placa de circuito.
Etapa 3
Remova a placa de circuito com cuidado, certificando-se de desconectar quaisquer fitas ou cabos. Coloque a nova placa de circuito na unidade, reconectando tudo e recoloque os parafusos e a caixa da unidade.
Solte as cabeças presas congelando a unidade
Etapa 1
Desligue o computador, coloque a unidade em um saco zip-top e coloque-o no freezer. Use esta técnica se a unidade estiver fazendo ruídos de clique anormais. A ideia é liberar cabeças presas que lêem os dados da unidade.
Etapa 2
Retire a unidade do congelador após duas horas e conecte-a ao computador, deixando-a no saco zip-top para evitar condensação. Isso pode exigir que você coloque a unidade dentro do gabinete do computador. Ligue o computador e tente ler os dados da unidade. Se os dados puderem ser lidos, copie-os para outra unidade imediatamente antes que os cabeçotes da unidade fiquem presos novamente.
Etapa 3
Desligue o computador, desconecte a unidade e agite-a se os dados ainda não puderem ser lidos. Segure a unidade em sua mão e agite-a com movimentos longos e fluidos (não como sacudir uma lata de refrigerante). Reconecte a unidade, ligue o computador e tente ler a unidade novamente.
Dica
Se você ainda estiver tendo problemas para ler a unidade, investigue os serviços de recuperação de dados, como Total Recall, Drive Savers ou Ontrack Data Recovery. Esses serviços podem ser caros, mas possuem equipamentos avançados e são muito bem-sucedidos na recuperação de dados de discos rígidos com falha.
Aviso
Congelar o disco rígido pode piorar as coisas, portanto, tome cuidado para não danificar os pratos da unidade.