Os HPs, como qualquer outro computador, tendem a desacelerar com o tempo. Depois de anos vendo seu desempenho se deteriorar, você pode estar pensando em comprar um novo computador ou limpar e reinstalar seu sistema operacional. Embora essas opções drásticas certamente o levem de volta a uma computação mais rápida, elas podem ser desnecessárias. Com um pouco de trabalho, você pode fornecer o aumento de desempenho que procura sem gastar dinheiro ou lidar com o incômodo de um formato de unidade.
Revise a lista de inicialização e remova itens desnecessários
Etapa 1
Clique em “Iniciar” na área de trabalho do Windows.
Etapa 2
Clique em “Executar” no XP ou digite “executar” na caixa de pesquisa inicial para o Vista/7 e pressione “Enter”.
Etapa 3
Digite “msconfig” na caixa de execução para abrir o utilitário de configuração do sistema.
Etapa 4
Selecione a guia "Inicialização".
Etapa 5
Percorra a lista e desmarque os aplicativos que você não precisa executar toda vez que o computador for iniciado. Muitas vezes, os aplicativos instalam automaticamente lançadores rápidos ou outros programas auxiliares para execução automática. Esses aplicativos são executados sempre que você liga o computador, consumindo um valioso espaço de memória.
Etapa 6
Reinicie seu computador.
Etapa 7
Clique em “Iniciar” na área de trabalho do Windows.
Etapa 8
Selecione “Programas” e clique em “Inicializar”.
Etapa 9
Veja a lista de aplicativos no menu de inicialização.
Etapa 10
Botão direito do mouse em todos os aplicativos que você não precisa e clique em “Excluir”. O aplicativo em si não será excluído, apenas seu atalho. Isso impedirá que o Windows inicie esses aplicativos toda vez para ligar o computador, deixando você a capacidade de usá-los quando quiser.
Limpar malware
Etapa 1
Baixe um aplicativo anti-malware como Malewarebytes, Microsoft Security Essentials, Avast ou Avira AntiVir e salve-o em sua área de trabalho. Esses aplicativos são todos gratuitos e prontamente disponíveis na Internet.
Etapa 2
Clique duas vezes no executável que você baixou. Siga as instruções na tela para navegar pelo procedimento de instalação.
Etapa 3
Atualize o aplicativo antimalware para garantir que suas definições de vírus estejam atualizadas.
Etapa 4
Execute uma verificação completa do seu sistema e remova quaisquer infecções que o software localizar. Vírus e spyware podem usar grandes quantidades de recursos do sistema, fazendo com que seu desempenho caia significativamente.
Etapa 5
Atualize e verifique seu computador pelo menos uma vez por semana para evitar infecções e manter o desempenho.
Desfragmente seu disco rígido
Etapa 1
Clique em “Iniciar” na área de trabalho do Windows.
Etapa 2
Clique em “Programas”, selecione “Acessórios” e selecione “Ferramentas do Sistema”. Clique em “Desfragmentador de disco”.
Etapa 3
Clique em “Analisar” para permitir que o utilitário verifique sua unidade para determinar se uma desfragmentação é necessária.
Etapa 4
Clique em “Desfragmentar” para iniciar o processo. O utilitário pegará os arquivos que foram divididos e salvos em fragmentos e os reunirá novamente e os reescreverá em segmentos contíguos. Isso pode aumentar significativamente os tempos de leitura do disco e tornar seu computador mais responsivo.
Dica
Se as etapas acima não fornecerem um aumento notável no desempenho, considere atualizar sua RAM. É muito mais barato que um computador novo e é fácil de instalar.
A Microsoft oferece um aplicativo chamado Autoruns (consulte Recursos) que mostra muito mais locais de inicialização do que msconfig. Ele pode ser baixado do site da Microsoft.
Aviso
Seja cauteloso ao remover aplicativos dos locais de inicialização. Alguns programas, se impedidos de serem executados, não permitirão que o computador inicialize.