Todo usuário de computador já experimentou a infeliz e frustrante circunstância de perder um arquivo em que estava trabalhando durante uma pane no computador ou perda de energia. Se você usa o Microsoft Word, no entanto, há um recurso muito conveniente que permitirá minimizar a perda de dados durante uma falha. A Recuperação Automática permite que o Word salve periodicamente seu arquivo enquanto você trabalha nele para que você possa recuperá-lo posteriormente.
Configurando a recuperação automática
Etapa 1
Abra "Ferramentas" na barra de ferramentas superior.
Etapa 2
Clique em "Opções" e abra a guia "Salvar".
Etapa 3
Selecione "Salvar informações de recuperação automática a cada ## minutos". Escolha quanto tempo você deseja que seu sistema espere antes de salvar as informações do seu documento para recuperação. Quanto menor o intervalo entre os salvamentos, mais desgastante será no seu sistema. No entanto, isso pode economizar tempo caso seu sistema falhe.
Os usuários do Word 2010 não precisam configurar esse recurso, pois é uma configuração padrão desse programa.
Configurando um local para arquivos de recuperação automática
Etapa 1
Abra o menu “Ferramentas” e selecione “Opções”.
Etapa 2
Clique na guia "Localização do arquivo".
Para o Word 2007, clique no botão Microsoft Office e abra "Opções do Word". Clique em "Avançado" e no painel direito, abra "Locais de arquivos" na seção "Geral".
Etapa 3
Selecione “AutoRecover Files” na caixa “File Types”. Em seguida, clique no botão "Modificar".
Etapa 4
Escolha um nome para a pasta na qual você deseja que seus arquivos de recuperação automática sejam salvos e digite o nome. Se você quiser uma nova pasta, clique em “Criar nova pasta” e clique em “OK”. Os arquivos de Recuperação Automática serão salvos como -document-.asd, onde -document- é o nome do seu documento.
Abrindo arquivos de recuperação automática (Word 2002 e 2007)
Etapa 1
Inicie o Word, que procurará automaticamente qualquer arquivo .asd Auto Recover. Quando encontrar um, ele mudará a extensão para .wbk. O Word também abrirá todos os arquivos de "Recuperação automática".
Etapa 2
Feche o arquivo "Auto Recover" se desejar descartá-lo. Depois de fechar o arquivo, o arquivo .asd será excluído para economizar espaço no disco rígido.
Etapa 3
Renomeie o arquivo "Auto Recover" como achar melhor ao salvar o arquivo. Depois de salvo como um documento normal do Word, o sistema excluirá o arquivo .asd para economizar espaço em disco.
Abrindo arquivos de recuperação automática (Word 2010)
Etapa 1
Clique em "Arquivo" na barra de ferramentas superior e selecione "Recente" no menu suspenso.
Etapa 2
Clique em "Recuperar documentos não salvos" na parte inferior da janela.
Etapa 3
Clique em "Salvar como" na janela superior que alerta que o documento é uma versão de rascunho para evitar que seja excluído automaticamente após quatro dias. Escolha o nome e onde deseja salvar seu documento.
Aviso
"Auto Recovery" não substitui o comando "Save", que deve ser feito periodicamente enquanto você trabalha em seu projeto. A "Recuperação Automática" não salvará seu trabalho durante um logoff ou desligamento programado.