Quando um novo disco rígido é adquirido e instalado em um computador, ele vem completamente vazio, sem partições, formatação ou dados. Para colocar uma versão do Microsoft Windows em um novo disco rígido, ele deve ser instalado a partir de uma mídia de instalação, como um disco ou uma unidade flash USB. Como alternativa, se já existir uma instalação do Windows em um disco rígido com dados, o disco rígido antigo pode ser transferido para o novo disco rígido, que preserva todos os dados existentes e as configurações do Windows.
Etapa 1
Baixe e grave software de clonagem de disco, como R-Drive Image, CloneZilla ou PartImage (consulte Recursos).
Etapa 2
Conecte os discos rígidos antigos e novos ao computador. Certifique-se de que a energia esteja desligada quando isso for feito.
Etapa 3
Inicialize o computador no CD de clonagem de disco.
Etapa 4
Transfira o conteúdo do disco rígido antigo para o novo. Selecione o disco rígido antigo como origem e o novo disco rígido como destino. A transferência leva de 10 minutos a uma hora ou mais, dependendo da quantidade de dados na unidade existente. Quando a transferência terminar, desligue o computador.
Etapa 5
Remova o disco rígido antigo do computador. Inicialize o Windows a partir do novo disco rígido. Após a inicialização do Windows, ele reconhece o novo disco rígido e solicita uma reinicialização final.
Dica
O processo de clonagem de disco cria uma duplicata exata do disco rígido antigo para o novo. Se o novo disco rígido for maior que o antigo, você precisará de um software de particionamento de disco para Windows para usar todo o espaço na nova unidade.