As tecnologias digitais ajudam os alunos a aprender, recordar e reter informações. As palestras oferecem uma taxa de retenção de apenas 5%, de acordo com um relatório de Jeffrey A. Cantor, reitor de estudos estendidos e educação da força de trabalho da Norwalk Community College. O mesmo relatório afirma que a leitura aumenta a retenção para 10% e as atividades audiovisuais podem melhorar as taxas de retenção para 20%. Alguns métodos práticos, incluindo aqueles com tecnologia digital, podem resultar em taxas de retenção de até 90%. As tecnologias digitais ajudam os alunos a aplicar as informações aprendidas por meio de vários métodos de aprendizado simultaneamente e ajudam a tornar os planos de aula dos professores mais envolventes.
Aprendizado aprimorado
A tecnologia digital complementa a sala de aula tradicional, expandindo a maneira e os métodos usados para instruir os alunos. De acordo com um relatório de 2011 da Nellie Mae Education Foundation, a tecnologia fornece aprendizado personalizado, desenvolve habilidades de informática necessárias para ter sucesso em uma sociedade global e aumenta o envolvimento dos alunos. Os professores que desejam usar a tecnologia em sala de aula precisam se concentrar em usá-la quando puder ajudar a reforçar um tópico, fornecer flexibilidade adicional à aula e dar aos alunos opções para direcionar seu próprio progresso. Por exemplo, os jogos educativos podem ajudar um aluno a aplicar os conceitos aprendidos em uma aula de matemática, dando-lhe um problema mais difícil quando ele acertar uma resposta, ou fornecer um problema mais fácil se ele errar uma resposta. Ao fornecer feedback individualizado em tempo real, a retenção de aprendizado aumenta e os professores se beneficiam de planos de aula que acomodam alunos de diferentes habilidades.
Dificuldades de Aprendizagem
A tecnologia assistiva pode ajudar os alunos com dificuldades de aprendizagem a participar das aulas regulares. Os alunos podem se beneficiar usando gravadores digitais, programas de conversão de texto em fala e livros digitais que destacam as palavras para ajudar as pessoas com deficiência de leitura a manter o foco no texto. As tecnologias digitais podem fazer formas alternativas de livros impressos e outros materiais escolares em um formato que os ajude a aprender e aplicar os conceitos ensinados na escola. Alunos com dislexia, por exemplo, se beneficiam de tecnologias que lhes permitem ouvir o texto enquanto o visualizam, de acordo com o National Center for Learning Disabilities.
Matérias escolares
Cursos relacionados a matemática e ciências tendem a mostrar mais benefícios quando os professores empregam tecnologia digital, de acordo com um relatório divulgado pela Escola de Educação da Universidade de Durham. Na alfabetização, as tecnologias digitais tendem a fornecer o maior benefício quando aplicadas a intervenções de escrita que melhoram a fluência. A ortografia e a leitura não tendem a mostrar o mesmo nível de melhoria. Para o uso mais eficaz da tecnologia, os professores precisam passar pelo menos um dia inteiro de treinamento para aprender como implementar a tecnologia de forma eficaz. Os professores devem usar a tecnologia para complementar o ensino e não como substituto para aulas inteiras.
Envolvimento dos alunos
A tecnologia digital pode aumentar o prazer de um aluno e promover um maior envolvimento nas aulas. O conceito de engajamento estudantil surgiu pela primeira vez no final da década de 1980, de acordo com um relatório divulgado pela Associação Canadense de Educação. Desde então, novos métodos para aumentar o envolvimento dos alunos se concentraram no papel das tecnologias digitais. O envolvimento do aluno por meio do uso de tecnologias digitais pode aumentar o tempo que um aluno participa de uma atividade de alto nível. No entanto, embora a tecnologia possa melhorar a motivação e o envolvimento dos alunos, os professores precisam garantir que o uso da tecnologia realmente promova o aprendizado.