>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Como representar graficamente uma análise de linha de tendência no Microsoft Excel


A ferramenta Trendline do Excel permite analisar tendências em seus dados e mapeá-los em um gráfico. Ao configurar uma linha de tendência, você também pode estendê-la para o futuro, adicionando uma previsão futura aos dados atuais. Para começar, crie um gráfico e adicione uma linha de tendência a ele.

Criar um gráfico

Etapa 1


Insira os dados que deseja analisar na planilha e selecione-os. Abra o Inserir aba.

Etapa 2


Vá para a área Gráficos. Selecione Gráficos recomendados para ver as sugestões do Excel sobre gráficos adequados para os dados ou selecione a seta por um ícone de gráfico para abrir as opções de layout. Selecione um gráfico para inseri-lo na planilha.

Dica


Escolha um gráfico 2D empilhado, como uma barra, linha, coluna, área, dispersão, estoque ou design de bolha. O Excel não permite que você use linhas de tendência em gráficos 3D ou designs que não estejam empilhados.

Adicionar uma linha de tendência

Etapa 1


Selecione o gráfico para abrir os atalhos de edição. Selecione os Elementos do gráfico ícone e depois a seta ao lado de Trendline.

Etapa 2


Selecione Mais opções.

Etapa 3


Abra as Opções de linha de tendência menu no menu Formatar linha de tendência. Antes de escolher uma linha de tendência, pense no tipo de análise que você deve usar. O Excel tem seis tipos de linhas de tendência; escolha o melhor ajuste para seus dados:
  1. Exponencial :Uma linha de tendência exponencial é curva e se adapta a dados que aumentam ou diminuem a uma taxa constante.
  2. Linear :uma linha linear é mais adequada para dados simples que funcionam em linha reta, aumentando ou diminuindo em um padrão regular.
  3. Logarítmica :uma linha de logaritmo é útil se seus dados se curvarem com um aumento ou diminuição significativa antes de nivelar para um padrão regular.
  4. Polinômio :uma linha de tendência polinomial funciona melhor com dados com picos e vales.
  5. Poder :Uma linha de energia é melhor usada em dados que aumentam em taxas predeterminadas.
  6. Média móvel :uma linha de tendência de média móvel ajuda a analisar dados díspares que, de outra forma, podem ser difíceis de identificar com clareza, dividindo os dados em períodos e calculando suas médias.

Selecione uma linha de tendência da lista. A linha é visualizada no gráfico.

Dica

  • Uma linha de tendência polinomial usa um comando de ordem para definir curvas com base nos picos ou vales dos dados. A ordem padrão de dois geralmente cobre uma curva. Altere a ordem para três se você tiver duas curvas e quatro se você tiver até três curvas.
  • Uma linha de tendência de média móvel usa períodos para definir a média de intervalos nos dados. O período padrão de dois cobre dois pontos de dados em cada média. Para experimentar, aumente o número.

Etapa 4


Para adicionar uma previsão para frente ou para trás à linha de tendência, altere os períodos nas caixas Forward ou Backward. Por exemplo, para adicionar uma previsão futura de seis meses à linha de tendência, insira 6 na caixa Encaminhar. Selecione o X no menu Formatar linha de tendência para aplicar a linha ao gráfico.

Dica

  • Para verificar a precisão da linha de tendência, selecione Exibir valor R-quadrado no gráfico caixa para inserir o valor R-quadrado na linha de tendência. Esse valor mostra quão bem a linha de tendência corresponde aos seus dados. Tem um valor numérico de 0 a 1; quanto mais próximo o valor estiver de 1, melhor será o ajuste.
  • Para alterar o formato da linha de tendência, use Preencher e Linha e Efeitos botões no menu Formatar linha de tendência.
  • Para remover uma linha de tendência, selecione o gráfico e abra os Elementos do gráfico ferramenta. Desmarque a Linha de tendência caixa para excluir a linha.
  • Você também pode inserir pequenos gráficos de linha de tendência em células de planilha com a ferramenta Minigráficos do Excel.

Para remover uma linha de tendência, selecione o gráfico e abra a ferramenta Elementos do gráfico. Desmarque a caixa Trendline para excluir a linha.

Você pode adicionar várias linhas de tendência se tiver mais de um conjunto de dados no gráfico. Ao destacar o gráfico e selecionar a seta ao lado de Trendline no menu Chart Ekements, você verá um prompt perguntando qual série de dados usar para a linha de transição. Escolha uma série e, quando tiver adicionado sua linha de tendência, saia do menu Formatar linha de tendência, selecione o gráfico e repita o processo para a próxima série.

Dica


Se você tentar adicionar uma linha de tendência a um design não suportado, o botão Trendline ficará acinzentado. Para mudar para um formato diferente, abra o Design e use a guia Alterar tipo de gráfico botão para escolher um novo gráfico.

várias linhas de tendência