Ao solucionar problemas de compilações do PC, é comum ligar a placa-mãe fora do gabinete do computador. Isso permite que você veja todas as informações de diagnóstico fornecidas pela placa e facilita a adição e remoção de componentes como memória e placas PCI. A maioria das placas-mãe não tem um interruptor na placa e, em vez disso, usa o interruptor instalado no gabinete para ligar o computador. Para ligar a placa-mãe fora do gabinete do computador, você precisa imitar a ação do botão liga/desliga e conectar os pinos do cabeçalho relevantes.
Etapa 1
Leia o manual que acompanha a placa-mãe para localizar o conector e os pinos relevantes para a chave liga/desliga da placa. Dois pinos são usados para a conexão do switch e normalmente são rotulados como "POWER SW" ou similar.
Etapa 2
Conecte os dois pinos do interruptor de alimentação da placa-mãe brevemente, usando uma chave de fenda ou ferramenta metálica condutora semelhante. Isso fornece o sinal para a placa-mãe ligar. Os pinos são todos de baixa tensão (cinco volts ou menos), portanto não há risco de choque elétrico.
Etapa 3
Desligue a placa-mãe conectando os pinos da chave liga/desliga novamente e deixando-os conectados até que a placa-mãe desligue. Isso simula segurar o botão liga/desliga do computador e sinaliza para a placa desligar.
Dica
Se você tiver um gabinete de PC antigo que não é mais necessário, remova a chave liga/desliga e outros componentes do painel frontal. Eles podem ser conectados a qualquer placa-mãe sendo testada, em vez de encurtar os pinos manualmente.
Aviso
Tenha muito cuidado ao curto-circuitar os pinos para não tocar acidentalmente em mais nada na placa-mãe. Um curto no lugar errado pode causar danos permanentes à placa. Os pinos da chave liga/desliga na placa-mãe são a única parte do sistema de fonte de alimentação que pode ser conectada com segurança. Não toque em nenhuma outra parte do sistema de alimentação, pois isso pode resultar em choque elétrico.