À medida que a tecnologia melhora, o número de maneiras de seu computador ser infectado continua a crescer. Um programa antivírus de qualidade desempenha um papel crítico na proteção contra vírus, mas escolher o software certo entre dezenas de opções não é tarefa fácil. Um nome confiável no setor é o Norton AntiVirus, um produto que os consumidores usam para combater malware desde 1991. Embora o Norton ofereça vários benefícios a seus usuários, também há desvantagens a serem consideradas.
Exigindo recursos
Antes da versão de 2009 do Norton AntiVirus, críticos como o Top Ten Reviews afirmavam que o software exigia uma memória considerável para funcionar. Isso desacelerou o desempenho geral do computador e anulou alguns dos efeitos positivos do programa. Embora o Norton tenha feito questão de corrigir esse problema na versão 2010, os computadores que têm uma cópia antiga instalada podem ter problemas de recursos.
Custo
Em setembro de 2010, o Norton AntiVirus 2011 era vendido por US$ 39,99. Embora não seja o programa de proteção contra vírus mais caro, os consumidores podem optar por uma alternativa gratuita. Com programas gratuitos como o Microsoft Security Essentials e o AVG Free recebendo classificações comparáveis, você deve decidir se os recursos do Norton realmente valem o dinheiro extra.
Primeira verificação lenta
Embora não seja relatado em todas as versões, o aplicativo Norton Antivirus 2010 ocasionalmente apresenta problemas de lentidão ao executar a verificação inicial de malware em um sistema. Os usuários devem executar uma verificação do computador após a primeira instalação do software. Esse processo ocasionalmente leva um longo período de tempo. Dependendo da capacidade geral do seu computador, talvez você não consiga usar outros programas enquanto o Norton faz a primeira verificação do seu disco rígido.
Problemas de suporte técnico
Ao instalar o programa em um sistema já infectado com malware, vários problemas podem surgir. Embora o suporte técnico do Norton sugira uma correção comprando um programa separado, estão disponíveis soluções alternativas que não custarão um centavo. Essa sugestão equivocada de suporte técnico foi observada na análise do Norton AntiVirus 2010 da PC Magazine.
Problemas de desinstalação
Se você tentar remover o Norton AntiVirus, o processo de desinstalação será difícil. Em vez de limpar o computador do programa, vestígios dele continuam a permanecer no disco rígido. Esta é uma área em que o Norton não consegue competir com seus concorrentes, de acordo com a PC Antivirus Reviews. Os revisores afirmaram:"Desinstalar o Norton não é tão bom quanto desinstalar o McAfee, que define o padrão para desinstalação rápida, limpa e fácil de software antivírus".