Em vez de alterar uma imagem original, o Adobe Lightroom 5 salva o local da imagem original e registra as edições feitas nela em um banco de dados chamado catálogo. O Lightroom cria a imagem final aplicando as alterações gravadas a uma cópia da imagem original. Embora o fluxo de trabalho do catálogo funcione bem quando você usa os mesmos ativos de imagem em vários projetos, os catálogos exigem planejamento para serem configurados e podem surgir problemas, especialmente quando os catálogos são aninhados dentro de outros catálogos. O Lightroom não contém uma maneira no aplicativo de excluir um catálogo, mas você pode excluir um catálogo enquanto o Lightroom estiver fechado.
Etapa 1
Inicie o Lightroom. Clique no menu "Editar" e selecione "Catálogo" para abrir uma caixa de diálogo. No Mac OS, os menus são "Lightroom" seguidos de "Catálogo".
Etapa 2
Clique em "Mostrar" no painel Geral para abrir o diretório que contém o catálogo no Windows Explorer ou Mac OS Finder.
Etapa 3
Feche o Lightroom. Enquanto o Lightroom estiver aberto, o sistema operacional não permitirá que você manipule nenhum arquivo que o programa esteja usando, incluindo os arquivos de catálogo que você precisa excluir.
Etapa 4
Exclua os arquivos específicos do Lightroom do diretório. Eles são "catalog.lrdata", "Previews.lrdata" e "Smart Previews.lrdata". As fotos originais às quais os arquivos estão vinculados não são excluídas. O Lightroom regenera as pastas de visualizações excluídas que estão vinculadas a outros projetos se o projeto ao qual estão associadas as chamar, o que pode levar algum tempo quando o programa é inicializado. Se tiver certeza de que não precisa do catálogo ou de quaisquer outros ativos na pasta novamente, exclua a pasta inteira.
Dica
A exclusão de um catálogo é a única vez que você usa o Windows Explorer ou o Mac OS Finder ao mover ou trabalhar com arquivos usados pelo Lightroom. Se você precisar mover arquivos usados pelo Lightroom de um diretório para outro, faça isso no Lightroom.