Discos rígidos externos expandem a capacidade de armazenamento, compartilham dados entre computadores e fazem backup de arquivos. Existem várias maneiras de usar um disco rígido externo para manter um backup dos dados no seu Mac caso o armazenamento interno falhe. Você pode criar um backup completo de todo o seu disco rígido, incluindo o sistema operacional, ou simplesmente fazer backup de alguns arquivos importantes caso sejam perdidos do seu Mac.
Cloner Carbon Copy
Etapa 1
Baixe o Carbon Copy Cloner (CCC).
Etapa 2
Clique duas vezes no arquivo DMG que você baixou para montar a imagem de disco CCC. Na janela exibida, arraste o ícone CCC para o alias da pasta "Aplicativos" para copiar o CCC para a pasta Aplicativos.
Etapa 3
Inicie o CCC na pasta Aplicativos. Na primeira vez que você iniciar o programa, clique no botão "Concordo" no painel suspenso para reconhecer o contrato de licença e clique em "Não, obrigado" para prosseguir para a interface principal.
Etapa 4
Selecione o disco rígido interno do seu Mac no menu suspenso "Disco de origem" e selecione seu disco rígido externo no menu suspenso "Disco de destino". Se o seu disco rígido externo não estiver na lista, ligue-o e conecte-o ao seu Mac, certificando-se de que seu ícone apareça na área de trabalho. Deixe a opção "Fazer backup de tudo" selecionada no menu suspenso "Opções de clonagem:", a menos que você queira apenas fazer backup de alguns dados do seu Mac. Você também pode escolher "Backup incremental de itens selecionados" e especificar quais arquivos copiar usando as caixas de seleção na lista de arquivos que aparece no painel esquerdo da janela. Observe que o disco rígido externo deve ser formatado usando o sistema de arquivos HFS+ para criar um backup com CCC (consulte as Referências 1).
Etapa 5
Clique em "Clone" para iniciar o processo. Em seguida, digite sua senha de administrador quando solicitado e aguarde até que o processo seja concluído. Certifique-se de ter revisto o esquema de backup especificado no campo "O que vai acontecer:" próximo à parte inferior da janela.
Máquina do Tempo
Etapa 1
Ligue e conecte seu disco rígido externo ao seu Mac. Uma caixa de diálogo aparecerá se você ainda não estiver usando o Time Machine ou ainda não o tiver descartado ao usar este disco rígido. Clique em "Usar como disco de backup". O programa System Preferences aparecerá, com o painel Time Machine revelado para mostrar suas configurações de backup. O processo de backup começa imediatamente. Depois que o backup inicial for concluído, o backup será atualizado a cada hora para refletir as alterações feitas no seu Mac.
Etapa 2
Inicie o programa Preferências do Sistema no menu Apple se você não recebeu a caixa de diálogo Time Machine automaticamente ao conectar seu disco rígido externo. Escolha o painel "Time Machine" no menu "Exibir" para revelar as configurações do Time Machine, clique em "Selecionar disco de backup" e escolha seu disco rígido externo na caixa de diálogo que aparece para iniciar seu backup. Observe que o disco rígido externo pode não ser formatado com um sistema de arquivos do Windows se for usado com o Time Machine.
Etapa 3
Clique no botão "Opções" e, em seguida, use o botão com o símbolo de adição para selecionar e adicionar arquivos e pastas à lista "Não fazer backup". Clique em "Concluído" para aplicar suas alterações.
Etapa 4
Clique no ícone do Time Machine em seu dock para acessar os dados em seu backup. Uma linha do tempo aparece no lado direito da tela, e cópias sombrias de qualquer pasta aberta aparecerão recuando em uma imagem de um buraco negro. Você pode percorrer a linha do tempo usando os dois botões de seta próximos ao canto inferior direito da tela. Abra uma janela do Finder e selecione o arquivo ou arquivos que deseja recuperar do backup e clique no botão "Restaurar".
Etapa 5
Realize uma restauração completa do sistema a partir de um backup feito com o Time Machine inicializando o Mac usando o disco de instalação do OS X. Na interface do instalador que aparece, escolha "Restaurar sistema do backup" no menu "Utilitários", clique em "Continuar" e siga as instruções, selecionando seu disco rígido externo quando solicitado.
Backup manual
Etapa 1
Ligue e conecte seu disco rígido externo ao seu Mac. Aguarde até que seu ícone apareça na área de trabalho.
Etapa 2
Clique duas vezes no ícone do disco rígido externo na área de trabalho e pressione Command-Shift-N para criar uma nova pasta no disco rígido para armazenar seu backup. Crie quantas pastas desejar para organizar os dados que deseja fazer backup.
Etapa 3
Clique duas vezes no ícone do disco rígido integrado do seu Mac (chamado "Macintosh HD" por padrão) para revelar seu conteúdo. Navegue pelo sistema de arquivos para encontrar os arquivos e pastas dos quais deseja fazer backup e arraste cada um para os locais de backup criados no disco rígido externo para copiar os dados. Diálogos aparecerão para mostrar o progresso de cada cópia. Quando a cópia estiver concluída, seus arquivos serão armazenados no disco rígido externo e poderão ser acessados posteriormente e restaurados arrastando-os de volta para a unidade integrada.
Dica
No Carbon Copy Cloner, a opção "Fazer backup de tudo" foi projetada para copiar todos os arquivos do seu Mac, incluindo o próprio sistema operacional, portanto, verifique se o disco rígido externo possui pelo menos a capacidade de armazenamento do disco rígido integrado se você deseja criar um backup completo. Se você criou um backup completo usando a opção "Fazer backup de tudo", o disco rígido externo agora contém todos os dados necessários para restaurar completamente o seu Mac à sua condição operacional no momento em que você fez o backup. Você pode até inicializar seu computador diretamente do disco rígido externo usando esse backup. Você pode restaurar seu Mac usando este backup seguindo o processo descrito aqui, mas selecionando seu disco rígido externo como origem e a unidade integrada do seu Mac como destino.