AT (Advanced Technology) e ATX (Advanced Technology Extended) são dois padrões de fonte de alimentação incompatíveis. Embora ambas as fontes de alimentação compartilhem alguns dos mesmos conectores, a tecnologia por trás de ambas é bem diferente, exigindo placas-mãe e gabinetes de computador diferentes. O estilo AT foi usado aproximadamente de 1980 a 1997, enquanto o padrão ATX é atual.
Conector de alimentação principal
O conector de alimentação principal em fontes de alimentação AT e ATX são muito diferentes e exigem placas-mãe diferentes por causa disso. O conector de alimentação principal em uma fonte de alimentação AT é na verdade dois conectores separados de seis pinos que se conectam à placa-mãe lado a lado em uma única linha. O conector de alimentação principal ATX é um único conector de 20 ou 24 pinos que coloca os pinos em duas fileiras.
Interruptor de alimentação
O interruptor de alimentação das fontes de alimentação estilo AT é integrado diretamente na própria fonte de alimentação. Este é um interruptor físico que liga e desliga a fonte de alimentação. As fontes de alimentação estilo ATX usam um "soft switch" que é controlado pela placa-mãe. Isso permite que um computador com uma fonte de alimentação ATX desligue via software.
Potência
Fontes de alimentação mais antigas fornecem uma classificação de potência mais baixa do que as mais novas. As fontes de alimentação do estilo ATX mais recentes normalmente fornecem 300 ou mais watts, enquanto as fontes de alimentação do estilo AT normalmente fornecem potência inferior a 250.
Conectores
Embora as fontes de alimentação AT e ATX compartilhem muitos conectores, as fontes de alimentação ATX podem ter conectores, como SATA e ATX12V de 4 pinos, que nunca apareceram em fontes de alimentação AT devido à tecnologia posterior à fonte de alimentação AT. Além disso, uma fonte de alimentação AT possui mais conectores mini-Molex para dispositivos como unidades de disquete.