O Microsoft Windows, o sistema operacional mais usado no mundo, emprega uma metáfora do Windows para navegação e gerenciamento de arquivos. Compreender as partes de uma janela é o primeiro passo para saber como navegar pelo sistema operacional.
A Barra de Título
Na parte superior de cada janela está a barra de título. O centro da barra de título exibe o nome do programa em que você está trabalhando no momento ou informações relevantes sobre o que está acontecendo no programa a qualquer momento. Quando a janela não está maximizada, é aqui que você pode clicar e arrastar para mover a janela para um novo local na tela.
Botões Minimizar, Maximizar, Fechar
No canto superior direito da janela estão os três botões usados para minimizar, maximizar e fechar a janela. Minimizar a janela a reduz a nada e a coloca fora de vista. Maximizar a janela faz com que ela preencha a tela e a trava na posição para que não possa ser movida arrastando a barra de título. Fechar a janela encerra o programa.
A barra de rolagem
No lado direito da janela está a barra de rolagem, que aparece apenas se houver informações a serem exibidas além do intervalo inferior do tamanho da janela atual. Clicar e arrastar o controle deslizante na barra de rolagem move o conteúdo da janela para cima ou para baixo para que você possa visualizar todos os dados disponíveis.
A Barra de Menu
A maioria dos programas terá uma barra de menu visível no canto superior esquerdo da janela. A barra de menu aparece como texto para a maioria dos programas e geralmente começa com "Arquivo" na extremidade esquerda. O acesso ao menu permite visualizar diversos comandos disponíveis para aquele programa, inclusive fechar o programa ou a janela.
O Espaço de Trabalho
A área de trabalho é toda a área dentro da janela onde os dados do programa atual são exibidos. geralmente o espaço de trabalho terá um fundo branco, mas é possível personalizar isso em todas as versões do Windows, e pode variar de acordo com o programa.