Tanto o IP celular quanto o IP móvel são padrões abertos publicados pela Internet Engineering Task Force (IETF). A diferença entre os dois é a sua zona de operação. O IP celular é semelhante a uma rede local (LAN), enquanto o IP móvel é análogo a uma rede remota (WAN).
História
O IP Celular foi proposto pela primeira vez em janeiro de 2000, mas nunca foi aceito como padrão formal. O IP móvel foi definido em agosto de 2002.
Função
Outro nome para Mobile IP é IP-Mobility Management (IP-MM). Uma de suas principais funções é definir uma forma de identificar um ponto na Internet que se afasta fisicamente de sua localização endereçada. Esse problema é resolvido ao permitir que uma unidade tenha um segundo endereço de "cuidado", que permite que um endereço IP seja corrigido para um local diferente. O IP celular é um protocolo proposto de "micromobilidade". Isso roteia o tráfego IP dentro de um intervalo fixo em dispositivos sem fio.
Recursos
Mobile IP é um padrão internacional oficialmente endossado. O IP celular compete com outras soluções de micromobilidade. Um paralelo com roteamento de fio fixo é que o Border Gateway Protocol é obrigatório para roteamento pela Internet, mas uma variedade de protocolos de roteamento está disponível para LANs.