Ao construir um PC personalizado, a placa-mãe é o primeiro e mais importante recurso que você precisará escolher. Uma placa-mãe é a principal interseção do circuito do computador. Possui plugues para processadores, cartões de memória, cache, placas de vídeo e outros slots de expansão para periféricos. Quem constrói o computador (fabricante ou consumidor) escolhe uma placa-mãe para configurar a capacidade de trabalho do computador.
Adequação
De acordo com a Computer World, os consumidores podem ajustar sua escolha de placas-mãe para se adequar ao uso de seus computadores. Simplificando, você pode economizar muito dinheiro comprando uma placa-mãe sem todos os recursos mais recentes, se não precisar deles. Se você tem filhos que estão na vanguarda de todas as coisas técnicas, sua escolha de placa-mãe pode ser crucial para determinar por quanto tempo o sistema funcionará com desempenho ideal no mundo dos computadores em constante evolução. Considere seu ajuste com outros componentes, como processadores (CPU), placas gráficas, memória e portas para periféricos. Uma placa-mãe inadequada influencia na compatibilidade e funcionamento desses componentes.
Capacidade de atualização
A própria placa-mãe é atualizável. O computador de um consumidor precisa mudar, então um consumidor pode trocar a placa-mãe de um PC (no entanto, tome cuidado para garantir que os componentes conectados a ele ainda sejam compatíveis com a nova placa). Por exemplo, o software de videogame exige maior capacidade de processamento da placa-mãe. Isso faria com que o consumidor reduzisse sua busca por placas-mãe com tal capacidade. Uma placa-mãe bem escolhida pode permitir que os consumidores atualizem componentes periféricos sem comprar uma nova placa-mãe. Em tempos versáteis, uma placa-mãe versátil oferece um bom retorno sobre o investimento.
Substituibilidade
Uma vez comprometidos com um sistema autoconstruído, os usuários de computador podem substituir e atualizar qualquer componente, incluindo a placa-mãe, com know-how e o giro de alguns parafusos. Isso permite que um consumidor mude com os tempos. Se suas necessidades mudarem rapidamente, ele poderá usar a melhor e mais recente placa-mãe da época. Um consumidor com menos necessidades de computador e um orçamento apertado pode escolher qual componente atualizar com sua placa-mãe existente. Uma placa-mãe bem projetada e adaptável pode permitir que um usuário de computador atualize usando apenas um slot de expansão em vez de uma nova placa-mãe em si.