Pegar um memory stick e tentar discernir suas especificações olhando para ele pode ser assustador, especialmente se for um stick de RAM genérico e sem marca. Se você puder encontrar o nome do fabricante e um número de série, geralmente poderá rastrear as especificações. No entanto, se não houver informações do fabricante, você pode ter que confiar em quaisquer códigos impressos na placa ou nos próprios chips de memória. Um exemplo de tal código é "K 4 B 2G 08 3 Q H M C H9." No entanto, algumas orientações irão ajudá-lo a discernir os códigos e descobrir algumas das especificações.
Etapa 1
Procure o nome do fabricante e o número de série. Se você vir um nome como Kingston, Samsung ou Corsair, é muito provável que haja também um número de peça ou número de série. Investigue um número de peça ou número de série no site do fabricante ou ligando para o fabricante para obter suporte. Isso fornecerá os dados de especificação mais precisos.
Etapa 2
Procure um código de 14 a 20 caracteres, seja na placa ou nos chips de memória individuais. Um exemplo é "K 4 B 2G 08 3 Q H M C H9." Os chips de memória são os quadrados pretos na placa. Se você encontrar esse código, prossiga com as próximas etapas. Se você não conseguir localizar esse código, será muito difícil identificar a memória. Quaisquer outros números ou códigos que apareçam no cartão de memória podem ser pesquisados na Internet para ajudar a identificar as especificações.
Etapa 3
Localize os primeiros um ou dois caracteres no código de 14 a 20 caracteres. Geralmente são letras que indicam o fabricante dos módulos de memória. Por exemplo, "K" significa Samsung, fabricante de uma grande variedade de módulos de memória.
Etapa 4
Localize o próximo caractere, normalmente o número 4 ou 5. Isso significa que é DRAM. No exemplo, o número é "4".
Etapa 5
Localize o terceiro segmento, que é o código do produto ou a tecnologia que o stick de RAM está usando. Alguns exemplos são:S=SDRAM; H=DDR SDRAM; T=DDR2 SDRAM; e B=DDR3 SDRAM. No exemplo, é "B" para DDR3 SDRAM.
Etapa 6
Localize o quarto segmento na string, que é a densidade da memória, como 512 megabytes ou 2 gigabytes. No exemplo, "2G" indica 2 gigabytes.
Etapa 7
Localize o quinto segmento, que é a organização de bits. No exemplo, "08" indica organização de x8 bits.
Etapa 8
Localize o sexto segmento, identificando o número de bancos no módulo de memória. No exemplo, "3" indica 4 bancos. Outros exemplos incluem "2" para dois bancos ou "4" para 8 bancos.
Etapa 9
Localize o sétimo segmento, significando a fonte de alimentação ou tensão para os buffers de entrada e saída. No exemplo, "Q" indica 1,5 volts para os buffers. Outro exemplo é "C" indicando 1,35 volts.
Etapa 10
Localize o oitavo segmento, que indica a revisão da matriz ou geração da matriz do cartão de memória. No exemplo, "H" indica a 9ª geração. Normalmente "M" indica a 1ª geração e o resto do alfabeto, em ordem alfabética, mostra as próximas gerações, como A=2ª geração, B=3ª geração, C=4ª geração e assim por diante.
Etapa 11
Localize o nono segmento, indicando o tipo de embalagem ou o método de embalagem do circuito integrado. No exemplo, "M" significa embalagem FBGA DDP (sem chumbo e sem halogênio).
Etapa 12
Localize o décimo segmento, que indica a temperatura e a potência do cartão de memória. No exemplo, "C" representa a temperatura comercial e a potência normal. Outro exemplo é "L" para temperatura comercial e baixa potência.
Etapa 13
Localize o décimo primeiro e último segmento, que indica a velocidade da memória. No exemplo, "H9" representa DDR3-1600 (800Mhz). Este elemento de código final pode ser difícil de decifrar e pode variar um pouco de acordo com o fabricante.
Dica
Alguns dos elementos no código podem estar em locais diferentes na string, dependendo do fabricante da memória.