Uma das maneiras pelas quais sites como Yahoo e Google mantêm uma presença dominante na Internet é oferecendo serviço de e-mail gratuito. Isso não apenas faz com que os usuários retornem ao site várias vezes por dia, mas também distribui uma grande quantidade de inventário de anúncios, gerando receita. Esta mesma técnica pode ser aplicada à maioria dos sites. Certamente é possível adicionar um serviço de e-mail ao seu site existente ou criar um site especial que se concentre exclusivamente no serviço de e-mail.
Etapa 1
Escolha um domínio para usar em seu site de e-mail. Se você estiver adicionando este serviço como uma função adicional ao seu site existente, você já terá um domínio e poderá pular esta etapa. Caso contrário, pense em vários nomes pontocom que você estaria interessado em usar. Idealmente, tente usar um nome que consista em não mais de três palavras. Talvez seja necessário experimentar vários domínios antes de encontrar um que ainda não seja de propriedade de alguém.
Etapa 2
Configure uma conta de servidor dedicado com seu host. Um servidor compartilhado básico pode funcionar bem para um site simples, mas se você permitir que o público envie, receba e armazene mensagens de e-mail em seu servidor, será necessário atualizar para um servidor dedicado. Se o seu site se tornar muito popular, você precisará expandir sua infraestrutura para incluir uma rede de servidores em nuvem, mas um único servidor dedicado é mais do que suficiente para lançar inicialmente seu site de e-mail. Qualquer empresa de hospedagem na web pode configurar e gerenciar um servidor dedicado para o seu negócio de e-mail.
Etapa 3
Escolha uma solução de software de servidor de e-mail. A solução que você selecionar dependerá de quais serviços você oferecerá e quão extenso você deseja que eles sejam. Se você deseja apenas iniciar um site de e-mail básico, pode optar por uma solução hospedada, como MailEnable. Essas soluções hospedam o tráfego de e-mail em seu próprio servidor e têm um custo inicial menor, mas você perderá algum controle sobre sua operação. Se você deseja manter o controle total sobre seu serviço de e-mail, considere usar o hMailServer, que é um pacote de software de servidor de e-mail gratuito que funciona em servidores Microsoft Windows. Se você precisar de serviços mais extensos, dê uma olhada no IceWarp Mail Server, que lhe permitirá oferecer e-mail, mensagens instantâneas e até serviço de telefonia VOIP. Há um grande número de opções de software no mercado. Considere-os cuidadosamente e escolha o que funciona melhor para você.
Etapa 4
Conclua seu desenvolvimento web. Pense no seu site como o front-end do seu negócio. Uma vez que o software tenha sido instalado no servidor, ou back-end, você pode desenvolver um site que conecte seus visitantes a esse software. O próprio software fornecerá um código de API que pode ser copiado e colado em seu modelo da web para fornecer aos usuários o acesso necessário para se inscrever, fazer login e gerenciar sua conta de e-mail.
Dica
Configure seu software de e-mail para anexar automaticamente uma mensagem de rodapé a cada e-mail enviado. Isso permite que você obtenha um anúncio para seu site de e-mail ou seus anunciantes adicionados à parte inferior dos e-mails de seus membros, resultando em exposição adicional.