Seja um computador de mesa doméstico, um laptop universitário ou aquele terminal em seu escritório, o uso de um PC faz parte da vida hoje. Infelizmente, assim são os vírus de computador. Como aconselha a revista "UK Cheap Broadband", mesmo que você não baixe nada da Internet, não pense que está protegido contra vírus ou spyware. Os vírus mais recentes são projetados para viajar de um computador para outro pela Internet por conta própria. Ter um software antivírus é, portanto, uma obrigação, mas você deve conhecer suas possíveis desvantagens antes de escolher um.
Técnicas de detecção limitadas
Há mais de uma maneira de detectar um vírus, mas uma grande desvantagem de alguns programas antivírus é que eles podem não empregar todas as técnicas de detecção. De acordo com a fundação educacional Oracle ThinkQuest, os scanners de vírus são o método mais comum de detecção. A varredura significa pesquisar em seu computador padrões de código de vírus conhecidos. Há uma fraqueza inerente aqui. Um scanner pode dar um alarme falso se um código de padrão coincidir com parte do código de um arquivo normal. Pior, pode não detectar o código de um novo vírus. Para evitar isso, o banco de dados de vírus de um programa antivírus deve ser atualizado periodicamente.
Outra técnica é detectar alterações feitas em arquivos, especialmente arquivos executáveis (*.exe). Os programas que adotam essa técnica são chamados de scanners de verificação de redundância cíclica (CRC). No entanto, um scanner CRC só pode detectar alterações se já tiver informações sobre como devem ser os arquivos e o sistema operacional do seu computador. Em outras palavras, os vírus que já estavam no seu computador antes da instalação de um programa antivírus não serão visíveis.
O melhor software antivírus usa as duas técnicas descritas e as complementa com verificadores e análises heurísticas. Um programa verificador fornece uma análise aprofundada de qualquer código de vírus detectado, a fim de verificar se é um vírus. Uma análise heurística, por outro lado, detectará ou confirmará a existência de vírus procurando sintomas ou características do comportamento do vírus em seu computador. Sem essas técnicas suplementares, um vírus pode escapar da detecção.
Não protege totalmente
Ter um programa antivírus com métodos de detecção múltipla não é suficiente. Para evitar vírus, a Microsoft Security recomenda a instalação de um firewall de Internet também. Um firewall geralmente é um programa que impede que hackers, vírus e spyware na Internet entrem em seu computador. Você também pode usar hardware - como um roteador - para reforçar o firewall, especialmente se você usa mais de um computador pessoal para acessar a Internet ou tem uma pequena rede de computadores.
Desacelera o PC ou a rede
Instalar e executar um software antivírus pode consumir muita memória do computador e espaço no disco rígido, tornando o PC mais lento. A StoreTech Systems Inc. menciona que isso é verdade até mesmo para proteger servidores e uma rede de computadores contra vírus. Dependendo de como o sistema de informações gerenciais (MIS) de uma empresa ou o pessoal de tecnologia da informação (TI) configuram a verificação e a proteção antivírus, o processo de verificação pode causar atraso no serviço de rede para usuários-funcionários individuais.
Conflitos
Como eles não são igualmente eficazes, você pode ficar tentado a instalar mais de um programa antivírus. Tenha cuidado, pois como diz o site ConjunGo da Symantec:esses programas podem entrar em conflito uns com os outros e não funcionar corretamente. Você terá que se ater a uma marca ou verificar possíveis conflitos antes de comprar um programa secundário.