Direct3D é um dos componentes do Microsoft DirectX que utiliza a placa de vídeo ou unidade de processamento gráfico na renderização de gráficos 3D. Isso inclui suporte para z-buffering, alpha blending, mipmapping e anti-aliasing. Muitos jogos e aplicativos 3D usam esses recursos do Direct3D para garantir que os visuais pareçam o mais detalhados ou realistas possível. Quaisquer problemas gráficos que você possa enfrentar em seus aplicativos favoritos podem estar relacionados a problemas do Direct3D. Para ter certeza, teste a aceleração do Direct3D usando a Ferramenta de diagnóstico do DirectX.
Etapa 1
Abra a caixa de diálogo “Executar” clicando no botão Iniciar e depois em “Executar”. Digite “dxdiag” e clique em “OK” para iniciar a ferramenta de diagnóstico DirectX.
Etapa 2
Aguarde a inicialização da Ferramenta de diagnóstico do DirectX e clique na guia "Exibir" para ver o status atual e as especificações do seu dispositivo de exibição.
Etapa 3
Clique em “Test Direct3D” para começar a testar sua placa de vídeo para erros. Siga as instruções na tela para concluir o teste.
Dica
Você também pode ver se sua função Direct3D funciona experimentando qualquer aplicativo ou jogo que dependa do Direct3D. Verifique os requisitos de sistema do jogo ou aplicativo e veja se ele requer DirectX para funcionar. Procure nas opções do programa ou jogo e ative o modo ou configuração Direct3D, se disponível, para forçar sua placa de vídeo a renderizar o aplicativo ou jogo usando Direct3D.