Geralmente é ruim quando seu computador não inicia; muitas vezes é pior quando não liga e começa a apitar para você. Um computador que não inicia e emite sons de bipe está apresentando um mau funcionamento grave o suficiente para impedir a inicialização do sistema. Uma das primeiras coisas que um computador faz quando é ligado é realizar um Power On Self Test, no qual o sistema executa um teste de diagnóstico de hardware para confirmar que tudo está funcionando. O som de bipe indica um código de erro para ajudá-lo a diagnosticar o problema. Os significados do código de bipe variam entre os fabricantes de BIOS.
Verifique se há conexões soltas
Hardware solto e instalado incorretamente pode disparar os códigos de erro do bipe POST; o computador não pode operar corretamente a menos que o hardware esteja conectado corretamente. Se você trabalhou recentemente dentro do gabinete do computador, pode ter soltado um componente ou encaixado incorretamente um componente. Os componentes podem se soltar se algo bater no gabinete. Por exemplo, algumas placas-mãe Intel emitirão dois bipes se a placa gráfica não estiver conectada corretamente e três bipes se a RAM não estiver conectada corretamente. Recoloque qualquer hardware e cabos que você suspeite que estejam soltos para solucionar o erro. O problema pode não estar no computador; verifique também se há conexões periféricas externas soltas.
Novo hardware problemático
Um computador emitirá um bipe e se recusará a inicializar se o novo hardware for instalado incorretamente. O hardware pode ser incompatível com a placa-mãe se estiver instalado corretamente e ainda estiver criando erros de POST. Por exemplo, as placas Intel apitam duas vezes no POST se a CPU for incompatível. Você também pode tentar desconectar quaisquer dispositivos periféricos não essenciais.
Remova a bateria CMOS
Configurações incorretas do BIOS podem causar erros de bipe POST e impedir que o computador seja inicializado. Por exemplo, o Phoenix BIOS tem um código de erro para uma placa de vídeo configurada incorretamente. A menos que você possa acessar o BIOS e corrigir as configurações defeituosas, você pode resolver o problema atualizando o BIOS e retornando-o às configurações padrão ou seguras.
A RAM não é boa
O computador falhará no POST se a RAM falhar. Por exemplo, um Mac baseado em Intel indica problemas de RAM no POST exibindo uma tela cinza e apitando três vezes. Você pode solucionar problemas de RAM recolocando o módulo no computador e testando o módulo em outro computador; se a RAM falhar em ambos os testes, o módulo provavelmente está quebrado. Phoenix BIOS é um pouco mais específico e indica falha de RAM com um sinal sonoro 1-4-2 e padrão de pausa.
Lamentamos informar você...
O pior cenário implica que a placa-mãe, CPU ou placa gráfica falhou e não pode ser consertada. Por exemplo, as placas-mãe AMI indicam uma CPU com falha com cinco bipes curtos e os computadores IBM ThinkPad indicam uma placa-mãe com falha com cinco bipes curtos e uma tela em branco. Você não poderá ver nada na tela se o problema estiver na placa gráfica. A única maneira de resolver problemas de POST de falha de hardware é substituir as peças quebradas.