Os tubos de raios catódicos desempenham uma função que os torna únicos como transistores:eles convertem um sinal eletrônico de entrada em um fluxo de elétrons que é projetado para criar uma imagem reagindo com uma substância em uma tela. Os tubos de raios catódicos podem ser usados para exibir informações matemáticas, como no gráfico criado por um monitor de frequência cardíaca, ou podem ser usados em um monitor para transmitir uma imagem gravada. Como tecnologia de imagem, os tubos de raios catódicos são mais antigos, mas ainda muito econômicos.
Função
O tubo de raios catódicos recebe um sinal eletrônico de uma fonte de energia que faz com que o cátodo, ou eletrodo negativo, libere um conjunto de elétrons correspondentes a este sinal que se deslocam em direção ao ânodo, ou eletrodo positivo. Esses elétrons transmitidos viajam para o ânodo no vácuo, criado por meio de um tubo de imagem, e atingem faixas de fósforo que exibem uma determinada cor de acordo com o sinal do elétron. Este sinal deve ser constantemente atualizado, mesmo que a cor não mude, pois o fósforo brilha por menos de um segundo.
A imagem maior é criada através de um processo chamado deflexão. O feixe de elétrons disparado pelo cátodo varre horizontalmente a tela para criar a imagem contínua visível em um monitor CRT.
Usos
Os tubos de raios catódicos, ou CRTs, têm sido aplicados em vários equipamentos de imagem devido à sua capacidade de produzir uma imagem. Os tubos de raios catódicos têm sido usados há muito tempo em televisores e monitores de computador. Além de suas variadas aplicações dentro da ampla categoria de monitores, os tubos de raios catódicos também são utilizados em osciloscópios, um equipamento de laboratório que usa a deflexão de elétrons para medir a tensão em diferentes frequências.
Potencial
Quando comparados com outras tecnologias de imagem, como tela de cristal líquido (LCD) ou plasma, os CRTs são muito mais baratos, têm tempos de resposta mais rápidos a sinais eletrônicos e produzem cores mais precisas. No entanto, à medida que o plasma e o LCD se tornam mais difundidos, o custo para produzir monitores LCD ou plasma é bastante reduzido. Os monitores de tubo de raios catódicos também são propensos a produzir imagens mais difusas ou distorções geométricas.