A corrente elétrica passa por adaptadores CA tanto para amplificá-la antes de ser enviada para seus eletrônicos quanto para proteger a corrente contra surtos elétricos. Parte da energia elétrica é perdida na forma de calor, o que faz com que os adaptadores aqueçam ligeiramente durante o uso. Adaptadores CA superaquecidos representam um sério risco de incêndio, especialmente se forem deixados perto de objetos inflamáveis em uma área mal ventilada.
Etapa 1
Toque no adaptador a cada duas horas para garantir que não esteja ficando muito quente. Desconecte o adaptador AC ao primeiro sinal de superaquecimento.
Etapa 2
Coloque o adaptador de superaquecimento em uma área aberta e fresca. Use um ventilador para aumentar o fluxo de ar ao redor do adaptador.
Etapa 3
Conecte o adaptador em seu aparelho eletrônico e de volta a uma tomada elétrica. Verifique o adaptador a cada cinco minutos ou mais para ver se fica quente. Mantenha o adaptador longe de materiais inflamáveis quando conectado e desconecte-o imediatamente se estiver quente ao toque. Entre em contato com a empresa que fabrica seu aparelho elétrico se o adaptador superaquecer constantemente.
Etapa 4
Verifique o cabo adaptador para quaisquer seções onde o isolamento possa ter se desgastado. Os fios expostos são uma causa comum de um adaptador de superaquecimento. Corte o fio em ambos os lados da ruptura e retire o isolamento para expor os fios de cobre. Solde os novos fios de cobre juntos, certificando-se de não cruzar acidentalmente os fios. Enrole fita isolante em torno de ambos os fios recém-reparados para isolá-los um do outro. Teste o adaptador CA e monitore-o quanto ao calor excessivo.
Aviso
Nunca tente consertar um adaptador CA enquanto estiver conectado a uma fonte de alimentação ou a um aparelho elétrico. Fazer isso pode resultar em choque elétrico grave.