>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Tipos de monitores de tela plana


Seja usado para acessar e visualizar arquivos de computador ou vídeo, um monitor de tela plana é um dispositivo comumente sincronizado com computadores ou usado como TV para fornecer uma saída visual. Os monitores de tela plana, ou FPDs, permitem que os usuários visualizem dados, gráficos, texto e imagens. A profundidade dos monitores de tela plana geralmente é bastante fina, às vezes medindo menos de uma polegada de profundidade, tornando-os ideais para pendurar em paredes ou suportes.

Tipos


Dois dos tipos mais comuns de telas planas incorporam tecnologias separadas:a tela de cristal líquido, ou LCD, e a tela de plasma (PDP). Uma versão mais recente do painel plano incorpora diodos emissores de luz (LEDs) como luz de fundo. Essas formas de monitores de tela plana começaram a substituir o CRT ou monitor de tubo de raios catódicos usado há muito tempo encontrado em monitores e televisores mais antigos por sua capacidade de produzir imagens de melhor qualidade. As muitas variantes de monitores de tela plana determinam a resolução e a qualidade da imagem.

Tela de cristal líquido (LCD)


Uma tela plana LCD contém uma solução de cristal líquido que é pressionada entre duas folhas finas de material polarizador. Quando a eletricidade é aplicada, os cristais na solução se alinham para evitar a passagem de qualquer luz. Os LCDs requerem altos níveis de luz ambiente para produzir cores brilhantes e tons de escuro. A maioria dos monitores LCD de tela plana geralmente são iluminados por luz fluorescente brilhante que ajuda a produzir imagens nítidas. As telas planas LCD geralmente não reproduzem as partes pretas ou mais escuras de uma imagem, assim como outras tecnologias de tela plana. As telas planas LCD estão disponíveis em vários tamanhos e podem ser fabricadas em tamanhos menores do que as tecnologias concorrentes, como telas de plasma.

Painel de exibição de plasma (PDP)


Ao contrário dos monitores de tela plana LCD, os monitores de plasma contêm uma substância gasosa entre dois painéis de vidro que são ativados por correntes elétricas para produzir uma exibição visual. As telas de plasma têm a capacidade de reproduzir pretos ou matizes mais verdadeiros e "mais escuros" e geralmente fornecem um ângulo de visão mais amplo. Um obstáculo de alguns monitores de plasma é a capacidade das imagens ficarem permanentemente "queimadas" na área de visualização. Eles geralmente são mais pesados ​​e espessos do que o LCD devido ao uso de vidro e normalmente usam mais eletricidade do que os LCDs.

Displays de diodo emissor de luz (LED)


Embora sejam comercializados como uma nova tecnologia, os displays de LED são essencialmente painéis LCD que usam diodos emissores de luz como luz de fundo em vez de luzes fluorescentes tradicionais. Essas unidades utilizam a mesma tecnologia de diodo de cristal líquido encontrada em LCDs, mas devido ao tamanho diminuto da iluminação LED, os displays de LED podem ser fabricados ainda mais finos do que antes. Os LEDs também são pensados ​​para sobreviver à iluminação fluorescente. Os displays de LED "Edge iluminados" contêm iluminação nas laterais da tela, o que permite um design mais fino.