Uma rede privada virtual (VPN) é uma rede física que permite o acesso remoto. As VPNs são úteis para quem viaja, mas ainda exige acesso aos arquivos contidos em uma rede. Como existem vários modelos de roteadores VPN e cada um é configurado de forma diferente, este artigo focará em um – o Multitech RF550 – como exemplo. A familiaridade com roteadores e redes será uma obrigação.
Etapa 1
Conecte seu roteador ao modem a cabo por meio de um cabo Ethernet.
Etapa 2
Conecte seu roteador ao seu computador através de um cabo Ethernet.
Etapa 3
Visite o site da Cisco (consulte Recursos) para baixar o firmware atualizado. Selecione a versão de hardware do seu roteador e clique no link "Download".
Etapa 4
Abra a tela de configuração do seu roteador.
Etapa 5
Selecione a área Configurações de VPN.
Etapa 6
Defina o nome da conexão como você gostaria que a rede fosse identificada.
Etapa 7
Defina o "Identificador IPSEC Local" para "Local".
Etapa 8
Defina o "Identificador IPSEC remoto" para "Remoto".
Etapa 9
Deixe "Remote IP Network", "Remote IP Netmask" e "Remote Gateway IP" em branco. Esses valores serão preenchidos automaticamente pela rede.
Etapa 10
Defina "Associação segura" para "IKE".
Etapa 11
Defina "Perfect Forward Secure" para "Enabled".
Etapa 12
Defina uma chave pré-compartilhada no campo fornecido. Esta será a senha da sua rede. Somente as pessoas com a senha poderão se conectar.
Etapa 13
Defina "Key Life" e "IKE Life Time" para um número alto. O número corresponderá a quantos segundos a senha ficará ativa antes de expirar. Depois que a chave expirar, a rede ficará indisponível até que o administrador crie uma nova chave.
Etapa 14
Clique no botão "Ativar" no canto inferior direito da tela.
Etapa 15
Clique no botão "Salvar". O roteador será reinicializado para salvar suas alterações. A partir daí, a VPN estará pronta para receber conexões.