Existem várias maneiras de adicionar armazenamento adicional ao seu computador desktop ou laptop. Dependendo do seu nível de conhecimento em informática, você pode optar por uma solução mais simples, como uma unidade flash USB. No entanto, se você for um usuário avançado de computador, considere usar um disco rígido externo ou um disco rígido interno. Antes de começar, tente excluir aplicativos, jogos, músicas, filmes e outros arquivos não utilizados do disco rígido, pois isso pode fornecer espaço adicional suficiente para evitar a expansão.
Pen Drive
Etapa 1
Compre uma unidade flash com a quantidade correta de espaço de armazenamento adicional para suas necessidades de computação.
Etapa 2
Insira a unidade flash USB na porta USB do seu computador.
Etapa 3
Aguarde o computador reconhecer a unidade flash USB.
Etapa 4
Se você estiver usando o Microsoft Windows, vá para “Meu Computador”.
Etapa 5
Você verá a unidade flash listada como um dispositivo separado e agora poderá usar esse caminho para salvar arquivos.
Disco rígido externo
Etapa 1
Compre um disco rígido externo com a quantidade correta de espaço de armazenamento.
Etapa 2
Conecte o disco rígido externo, conecte-o à porta USB do seu computador e ligue o disco rígido.
Etapa 3
Permita que o Windows reconheça o dispositivo. Se solicitado a formatar o disco rígido, clique em “sim”.
Etapa 4
Abra Meu Computador e você verá o disco rígido externo listado como um dispositivo.
Etapa 5
Use o novo disco rígido externo como qualquer outro disco rígido, mas certifique-se de mantê-lo ligado e conectado quando quiser usá-lo.
Disco rígido interno
Etapa 1
Compre um disco rígido interno compatível com seu computador. Na maioria dos casos, um disco rígido SATA ou IDE funcionará.
Etapa 2
Se estiver usando um disco rígido IDE, defina os jumpers na unidade para a configuração recomendada pelo fabricante.
Etapa 3
Desligue o computador, desconecte-o e remova a tampa do computador. Determine onde você gostaria de colocar o disco rígido dentro do computador.
Etapa 4
Conecte o cabo de alimentação e o cabo SATA ou IDE à unidade e certifique-se de que o cabo SATA ou IDE esteja conectado à placa-mãe ou controladora do computador. Por enquanto, não parafuse a unidade em um compartimento aberto ou recoloque a tampa do computador, pois pode ser necessário fazer algumas alterações posteriormente.
Etapa 5
Ligue o computador e entre no BIOS do sistema. Certifique-se de que o sistema esteja reconhecendo a unidade verificando as configurações do BIOS. Se o seu computador não estiver reconhecendo a unidade, tente alterar as configurações do jumper, a configuração do BIOS ou consulte as instruções de instalação do fabricante.
Etapa 6
Reinicie o computador e deixe o Windows carregar. Instale todos os drivers de hardware conforme as instruções do fabricante do disco rígido. Certifique-se de que o Windows reconhece sua nova unidade.
Etapa 7
Depois de certificar-se de que seu disco rígido está funcionando, desligue o computador, desconecte-o e monte o disco rígido em um compartimento aberto dentro do computador. Use os parafusos fornecidos pelo fabricante, recoloque a tampa do computador e use o novo disco rígido.
Dica
Ao comprar discos rígidos internos, é melhor adquirir um drive USB 2.0, pois será muito mais rápido que o USB 1.0. A velocidade de um disco rígido interno dependerá do hardware do seu computador.
Aviso
Não tente instalar um disco rígido interno a menos que você esteja familiarizado com os componentes do computador e como eles interagem.