Um protocolo de rede é um padrão que detalha formatos e sequências para uso na transferência de dados. Esses protocolos podem ser sistemas proprietários ou padrões definidos por órgãos públicos ou associações do setor. Eles podem ser secretos ("fechados") ou públicos ("abertos").
Objetivo
Um protocolo é uma referência que garante que todos os programas sejam escritos seguindo o mesmo formato. Seria inútil escrever um programa de comunicação em que o programador inventasse sua própria série de códigos e mensagens. Tal programa seria incapaz de interagir com qualquer outro. O programa que recebe a saída deste programa original seria incapaz de decifrar as mensagens. Por esta razão, seja o protocolo proprietário ou público, todos os programas devem seguir padrões comuns.
Órgãos de Normas
Várias agências da ONU têm a tarefa de manter as definições de protocolo. Esses grupos incluem a Força-Tarefa de Engenharia da Internet e a International Standards Organization. Os órgãos da indústria também mantêm os padrões. Esses órgãos são grupos de usuários e produtores de uma determinada tecnologia. Exemplos disso são a Open Mobile Alliance, para tecnologia sem fio, e a Blade Computing Community, que dissemina padrões para servidores blade.
Recursos
A rede é um campo que requer particularmente protocolos comuns. Os produtores de software e hardware precisam garantir que seus produtos sejam compatíveis entre si. Padrões abertos incentivam a diversidade de produção, o que impulsiona a concorrência, reduz os preços e gera inovação.