>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

As desvantagens da moldagem por compressão


A moldagem por compressão é o processo de aplicação de calor a uma resina plástica de base, usando pressão hidráulica para criar uma forma básica. Isso ocorre quando o calor derrete a resina e a pressão subsequente força o líquido maleável a um molde específico. Este processo é realizado em molde de compressão e é tradicionalmente utilizado para a moldagem de materiais termofixos. Estes formam a resina ou líquido inicial, mas suas propriedades determinam que, uma vez endurecidos e curados através do processo de moldagem por compressão, eles não podem ser restaurados.

Inadequado para projetos complexos


Embora existam três tipos básicos de moldes usados ​​na moldagem por compressão (flash, positivo e semi-positivo), nenhum deles se presta à moldagem de peças complexas ou intrincadas. Devido à complexidade dos processos envolvidos, os moldes precisam permanecer simples de funcionar. Isso causa limitações aos produtos que um molde pode criar. Os moldes são historicamente voltados para projetos simples e produção em massa.

Baixo custo-benefício


Devido à natureza resoluta do material normalmente usado para moldagem por compressão, não é um processo particularmente econômico. O principal problema é que o material termofixo é rígido quando endurecido e, portanto, não pode ser fundido no caso de peças rejeitadas ou insatisfatórias. Neste caso, qualquer pequeno defeito no objeto moldado não pode ser reparado ou reprocessado, sendo este fator diretamente responsável pelo desperdício de dinheiro, material, tempo e mão de obra.

Danos


Certos componentes dentro do molde de compressão são vulneráveis ​​e suscetíveis à quebra quando o item acabado é removido do equipamento. O pino ejetor é um desses componentes, localizado na base do molde. Depois que a prensa hidráulica no molde comprime o plástico, ela ejeta o produto acabado, e isso se repete a cada vez que o processo é realizado. Esse uso repetitivo pode levar ao desgaste e, finalmente, à falha do componente.

Duração do processo


O ciclo do processo de moldagem por compressão pode levar de um a seis minutos, dependendo do produto e do acabamento desejado. Normalmente, o ciclo leva entre três e quatro minutos, e isso o torna mais demorado do que a moldagem por injeção. O ciclo médio de moldagem por injeção é de aproximadamente dois minutos e, no caso de produção em massa de um único item, o tempo pode ser um fator significativo.