>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

As vantagens de frequências de largura de banda mais altas


De Michael Faraday e Guglielmo Marconi a Edwin Armstrong e além, a tecnologia de rádio continua a melhorar no século 21, à medida que os aplicativos de rádio de consumo exigem cada vez mais largura de banda. Radiodifusão, dispositivos Wi-Fi e telefones celulares são todos dispositivos de rádio. Escolher uma frequência de transmissão de rádio não se trata de uma corrida para cima ou para baixo, mas sim sobre a seleção da frequência ideal para o trabalho com base nas necessidades. À medida que as frequências de ondas de rádio aumentam, elas ganham mais largura de banda em detrimento da distância de transmissão.

Frequências mais altas têm mais largura de banda


As transmissões de frequência mais alta têm mais largura de banda do que as transmissões de frequência mais baixa, o que significa que as transmissões de frequência mais alta podem enviar substancialmente mais dados entre dispositivos em menos tempo. No entanto, mais largura de banda só importa se você precisar. Transmissões de rádio em tempo real, como programação de transmissão de televisão ou conversas por telefone sem fio, só se beneficiam de mais largura de banda até que o meio atinja a qualidade máxima. Qualquer largura de banda acima da necessária para fornecer a qualidade máxima não é utilizada. Frequências mais altas brilham quando usadas para redes de computadores e aplicativos de Internet móvel onde o objetivo é mover grandes quantidades de dados rapidamente entre dispositivos. Um dispositivo Wi-Fi de 5 GHz é capaz de transportar mais dados do que um dispositivo Wi-Fi de 2,4 GHz. Além disso, dispositivos de rádio como transmissores de identificação por radiofrequência para pedágio móvel em rodovias se beneficiam de altas frequências por serem capazes de interagir simultaneamente com centenas de dispositivos próximos.

Saia agora e vença a multidão


Menos dispositivos operam nas faixas de alta frequência, portanto, quanto mais alto você for, menor a probabilidade de encontrar interferência de outros dispositivos. A faixa de transmissão UHF de alta frequência é menos lotada do que a banda VHF de baixa frequência. A interferência é indesejável porque os dispositivos que transmitem na mesma frequência podem interromper uns aos outros e confundir o dispositivo receptor. Dispositivos de alta frequência são particularmente vantajosos para cidades densamente povoadas e grandes áreas industriais.

Trocas de largura de banda alta


Aumentar a frequência não melhora a qualidade da transmissão em todas as áreas:os dispositivos de transmissão de alta frequência não podem se comunicar a uma distância tão grande quanto os dispositivos de baixa frequência. Um roteador Wi-Fi de 2,4 GHz pode se comunicar com dispositivos conectados a uma distância maior do que um roteador Wi-Fi de 5 GHz pode alcançar, e dispositivos executados na banda HF de frequência ainda mais baixa podem se comunicar a até 1.800 milhas de distância. As transmissões de alta frequência são menos suscetíveis à interferência de fontes eletrônicas, enquanto as transmissões de baixa frequência são menos suscetíveis à interferência de objetos físicos, como paredes que bloqueiam a comunicação.

Transmissão de TV e rádio


Escolher a melhor frequência é importante para tecnologias de transmissão como rádio e televisão. Frequências mais baixas são melhores para transmitir conteúdo de baixa fidelidade, como rádio AM em longas distâncias, enquanto frequências altas são melhores para transmitir transmissões de HDTV digital em distâncias curtas. As ondas de rádio AM podem realizar um truque interessante chamado refração ionosférica, na qual as ondas de rádio retornam à Terra em vez de irem para o espaço. A refração ionosférica pode fazer com que estações que estão a milhares de quilômetros de distância interfiram umas nas outras.