O cabo coaxial (ou coaxial) é usado para transferir a radiação de radiofrequência de um transmissor de rádio ou televisão para uma antena. Tal cabo consiste em um fio de metal no centro e uma malha de trança de metal externa separada por um material de isolamento tipo espuma chamado de "dielétrico". Alguns comprimentos de cabo coaxial podem ser danificados onde o dielétrico fica rachado ou separado, permitindo que o fio interno entre em contato com a trança externa. Isso causa um curto que pode danificar o transmissor. O cabo pode ser testado quanto a problemas de conectividade realizando testes de condutividade com um multímetro.
Etapa 1
Enrole o cabo coaxial para que os conectores em ambas as extremidades possam ser facilmente alcançados com as pontas de metal do multímetro.
Etapa 2
Insira os plugues do fio da sonda de teste no multímetro, inserindo o plugue do fio preto negativo (-) no conector "COM" do multímetro e o plugue do fio vermelho positivo (+) no conector marcado como "+" no multímetro.
Etapa 3
Ligue o multímetro e gire o dial do tipo de medição para medir ohms ou resistência. Nesta área de configurações, procure a seleção rotulada "CONT" ou "Continuidade" e ajuste a agulha do mostrador de medição para esta configuração. Encoste as pontas de metal da ponta de prova para criar um curto elétrico e observe que um tom é emitido do multímetro sinalizando que o testador de continuidade do instrumento está funcionando corretamente.
Etapa 4
Encoste a ponta de prova de metal negativo preto no pino central (se houver um conector) ou fio central (se não houver conector) em uma extremidade do cabo coaxial, sem permitir que ela toque a capa externa do conector ou o fio trançado nele fim. A ponta deve estar em contato apenas com o pino central do conector ou com o fio central do cabo.
Etapa 5
Encoste a ponta de prova de metal positiva vermelha no pino central ou fio na outra extremidade do cabo coaxial, certificando-se de que a ponta de metal esteja tocando apenas o centro e não fazendo contato com nenhum outro metal. Se um tom for emitido do alto-falante interno do multímetro, isso sinaliza que o fio central não está quebrado ao longo do comprimento do cabo e que o fio central está saudável.
Etapa 6
Mova a sonda de metal negativo preto do pino central, ou fio, e toque na capa externa do conector. Se o cabo coaxial estiver sendo testado sem conectores, toque a ponta da sonda no fio externo trançado do cabo. Mantenha a ponta da sonda positiva no fio central da outra extremidade. Observe se um tom é emitido do multímetro. Não deve haver nenhuma conexão elétrica entre o fio central e o revestimento externo ou fio trançado, portanto, nenhum tom deve ser ouvido. Se um tom for ouvido, isso indica que o isolamento está rompido no comprimento do cabo coaxial, permitindo que os fios interno e externo se toquem (curto) juntos. Isso indica que o cabo coaxial deve ser substituído por um novo comprimento de cabo.
Dica
Se um multímetro não tiver uma seleção de teste de continuidade no mostrador, ajuste o mostrador para medir no máximo 5 ohms. Ao testar ambas as extremidades do fio central, olhe para o visor do medidor, que deve ler "0,000" ou outro valor em que qualquer um dos zeros seja substituído por números. Isso indica uma conexão sólida entre ambas as extremidades. Se o visor mostrar "1." (um seguido por um ponto) sem zeros a seguir, isso indica uma ruptura no fio, exigindo a substituição do cabo. Além disso, ao testar curtos entre o fio central e externo no coaxial, um "1". é desejado em vez de qualquer outro valor. Não deve haver conexão entre o fio interno e o fio externo, ou trança, de um bom cabo coaxial.