A conexão de áudio óptico digital é um dos dois tipos de conexão somente de áudio (junto com áudio coaxial) necessários para transmitir som surround multicanal entre componentes de áudio/vídeo. Esse tipo de conexão (e seus cabos correspondentes) também é conhecido como TOSLINK (abreviação de Toshiba-Link, que o desenvolveu pela primeira vez, ou S/PDIF para Sony/Philips Digital Interface). Dispositivos como Blu-Ray/DVD players, decodificadores de TV a cabo/satélite e HDTVs geralmente apresentam uma saída de áudio óptico para conectar a um receptor de som surround, utilizando seu design de fibra óptica para fornecer áudio digital cristalino.
Etapa 1
Certifique-se de que os componentes que você deseja conectar ao seu sistema de home theater oferecem uma saída de áudio óptica. A porta de saída tem o formato de uma home plate em um campo de beisebol, para fornecer um encaixe exato com os pontos de conexão do cabo de áudio óptico. A porta estará localizada perto das outras portas de entrada/saída na parte traseira do dispositivo e provavelmente rotulada como "Optical Audio Out" ou "SPDIF".
Etapa 2
Compre um cabo de áudio óptico de comprimento suficiente para cobrir confortavelmente a distância entre o componente e o receptor de home theater.
Etapa 3
Remova quaisquer tampas plásticas protetoras das extremidades do cabo e insira uma extremidade do cabo na saída de áudio óptica do dispositivo, alinhando o conector para encaixar no conector. A porta pode ter um tampão ou escotilha cobrindo a abertura; remova o plugue ou deslize a escotilha para permitir que o cabo seja inserido.
Etapa 4
Conecte a outra extremidade do cabo a uma entrada de áudio óptico em seu receptor de home theater. Selecione a configuração apropriada do dispositivo de entrada no receiver e defina essa entrada para a configuração "Digital", se necessário, para acessar o áudio digital ao visualizar o conteúdo desse dispositivo.