Os teclados virtuais estão se tornando mais predominantes com o crescimento de smartphones, tablets e laptops e desktops com tela sensível ao toque. Embora ofereçam muitos benefícios, os teclados virtuais apresentam algumas desvantagens em comparação com os teclados físicos. Sua velocidade e precisão de digitação podem ser afetadas, as telas tendem a obter manchas de impressões digitais e sujeira, e problemas ergonômicos podem ser um problema com base em como você a usa.
Sentido do teclado
As teclas em um teclado virtual são ativadas com um sensor de toque em vez de pressionar fisicamente uma tecla como faria em um teclado físico. Isso pode levar algum tempo para se acostumar, pois muitas pessoas digitam com base na sensação das teclas côncavas do teclado físico. Sem a sensação das teclas, alguns usuários acham fácil tocar inadvertidamente em uma tecla errada em um teclado virtual, tornando-o lento e possivelmente criando documentos imprecisos ou confusos se os erros não forem detectados antes da publicação.
Velocidade do teclado e suporte a caracteres
Sua velocidade de digitação provavelmente será impactada negativamente em um teclado virtual. Usando usuários experientes de teclado virtual em um teste, pesquisadores da Northern Illinois University descobriram que a velocidade média de digitação na tela sensível ao toque era de 25 palavras por minuto, enquanto em um teclado padrão de desktop e laptop era de 63 palavras por minuto, uma diferença dramática na velocidade e tempo gasto no teclado. Além disso, o teclado virtual pode não incluir todas as teclas com as quais você se acostumou no teclado físico, afetando sua produtividade e aumentando sua curva de aprendizado.
Uso da tela
Ao usar o teclado virtual, a quantidade de espaço na tela restante para visualizar e revisar seu documento é mínima, exigindo que você role para cima ou para baixo para ver o documento na íntegra. Essa rolagem constante e a falta de espaço na tela retardarão sua digitação e possivelmente afetarão sua linha de pensamento. Além disso, como digitar em um teclado virtual requer contato frequente com a tela, a probabilidade de manchas e sujeira na tela é alta. Com o uso repetitivo, você precisará limpar a tela com frequência para continuar trabalhando.
Ergonomia
Dependendo do tamanho do teclado virtual e do dispositivo, pode ser necessário olhar diretamente para o dispositivo, causando fadiga e dor no pescoço. A colocação dos punhos e dedos também será diferente em comparação com um teclado padrão, possivelmente criando desconforto com o uso prolongado ao longo do tempo. Além disso, estudos recentes mostraram que o uso do teclado virtual pode levar à rigidez ou dor no ombro devido à maneira como os dedos de um usuário precisam pairar sobre as teclas para evitar a ativação acidental de uma tecla – manter os dedos elevados afeta os músculos do ombro.