O Windows 8.1, 8 e 7 indexam automaticamente seus documentos e seus locais para que a função de pesquisa possa retornar os resultados mais rapidamente - isso geralmente é uma coisa boa, a menos que comece a causar problemas. Os dados de indexação são armazenados em um arquivo de banco de dados EDB chamado Windows.edb. Esse arquivo geralmente tem um ou dois gigabytes de tamanho, mas às vezes pode se tornar muito grande:foram relatados tamanhos de 50 GB ou mais. Você pode excluir este arquivo sem danificar seu computador. Após a exclusão, o arquivo de índice é reconstruído automaticamente, a menos que você desative a indexação completamente. Antes de excluir o arquivo, primeiro desative o Windows Search (pelo menos temporariamente) para evitar mensagens de erro. Depois de excluir o arquivo de índice, você pode personalizar as opções de indexação do Windows - por exemplo, para limitar os diretórios que ele indexa. Além disso, instale uma atualização da Microsoft para garantir que seu arquivo de indexação não fique inchado desnecessariamente. Como alternativa, você pode desabilitar completamente a indexação do Windows Search para que o arquivo não seja reconstruído.
Desativar a indexação de pesquisa do Windows
Desative o serviço Windows Search por meio do painel Serviços em Ferramentas Administrativas. Procure e selecione "Ferramentas Administrativas" na tela Iniciar e selecione "Serviços" na lista de Ferramentas Administrativas para abrir o painel Serviços. Encontre e selecione "Pesquisa do Windows" e clique em "Parar o serviço" no painel esquerdo. Isso interrompe o serviço para esta sessão do Windows, que é tudo o que você precisa para se preparar para excluir o arquivo de índice. Para interromper o serviço completamente para que ele não seja inicializado novamente quando você reiniciar o Windows, role para baixo no painel Serviços e clique duas vezes em "Pesquisa do Windows" para abrir a caixa de diálogo Propriedades. Selecione “Desativado” no menu drop-down em “Tipo de Inicialização”. O serviço não será iniciado na próxima vez que você reiniciar. Desabilitar a indexação não afeta sua capacidade de usar o Windows Search, mas uma caixa de diálogo de aviso pode ser iniciada informando que determinados serviços são afetados, mais comumente o Serviço de Compartilhamento de Rede do Windows Media Player.
Excluir o arquivo de índice de pesquisa do Windows
Você tem duas maneiras de excluir o arquivo de índice do Windows Search:excluindo-o explicitamente no Explorador de Arquivos ou usando a caixa de diálogo "Opções Avançadas" de Opções de Indexação para reconstruir o índice, que primeiro exclui o arquivo existente antes de reconstruí-lo. Para excluir o arquivo sem reconstruí-lo, navegue até ele no Explorador de Arquivos -- ele está localizado em um diretório oculto do Windows em C:\ProgramData\Microsoft\Search\Data\Applications\Windows\Windows.edb. Por estar oculto, primeiro marque "Itens ocultos" na seção Mostrar/ocultar na guia Exibir no Explorador de arquivos para que o Windows exiba diretórios ocultos. Você precisa de permissões administrativas para acessar esses diretórios e pode ser solicitado a confirmar a decisão. Navegue até o diretório do Windows no local acima. Clique com o botão direito do mouse no arquivo Windows.edb e selecione "Excluir" ou arraste-o para a Lixeira. Depois de excluir o arquivo, se você não tiver desabilitado permanentemente a Pesquisa do Windows, as pesquisas subsequentes serão mais lentas enquanto o Windows reconstrói o arquivo.
Personalizar o comportamento de indexação
Por padrão, o Windows indexa todos os documentos em suas bibliotecas, como Documentos, Músicas e Imagens, bem como outros arquivos comuns, incluindo e-mail, histórico de navegação e arquivos offline. Você pode personalizar os locais de indexação excluindo pastas ou adicionando-as. Na tela inicial, procure e selecione "Opções de indexação" para abrir a caixa de diálogo Opções de indexação. Esta caixa de diálogo oferece uma verdadeira cornucópia de opções de personalização - clicar em "Modificar" abre a caixa de diálogo Locais Indexados, onde você pode visualizar todas as pastas indexadas. Pressione "Mostrar todos os locais" - você deve ter acesso administrativo para clicar aqui - para obter uma lista detalhada de cada arquivo e pasta indexada. Use a seção "Alterar locais selecionados" para desmarcar ou selecionar pastas para indexação. Feche a caixa de diálogo "Localização indexada" para retornar à caixa de diálogo Opções de indexação, onde você pode selecionar um botão "Avançado" para abrir a caixa de diálogo Opções avançadas. É aqui que entram as opções de indexação realmente poderosas:você pode optar por indexar não apenas locais de arquivos, mas também seu conteúdo, adicionar um novo tipo de arquivo a ser indexado, indexar arquivos criptografados, alterar o local do arquivo de índice e excluir e reconstruir o índice.
Corrigir o problema de inchaço do serviço de indexação
Os usuários do Windows 8 e do Windows Server 2012 podem enfrentar um problema que faz com que o arquivo de índice fique inchado e use uma grande quantidade de espaço em disco, até 50 GB, de acordo com a Microsoft. A atualização fornecida corrige vários problemas além deste e é instalada automaticamente se você tiver "Instalar atualizações automaticamente (recomendado)" ativado na configuração do Windows Update. Se você acha que não tem essa atualização, procure por "Windows Update" e selecione "Verificar atualizações".