Durante a maioria das operações do computador, copiar, baixar ou carregar um arquivo requer a duplicação de todo o arquivo sempre. Por exemplo, se você copiar um arquivo para uma unidade USB, modificar uma linha no arquivo original e copiá-lo novamente, seu computador substituirá o arquivo inteiro para atualizá-lo. Os arquivos delta reduzem essa carga de trabalho atualizando apenas as partes de um arquivo que são alteradas.
Exemplos de arquivos delta
Inúmeros programas e serviços usam arquivos delta como forma de compactação ou para economizar largura de banda. Por exemplo, quando você executa o Windows Update, em vez de substituir completamente os arquivos do sistema, seu computador baixa as partes de cada arquivo que foram alteradas e aplica essas alterações aos arquivos existentes. O software de sincronização, como o Dropbox, usa arquivos delta para carregar as alterações feitas em seus documentos, em vez de reenviar a totalidade de cada arquivo modificado. Alguns programas de backup de disco rígido também usam essa técnica para tornar os backups mais rápidos.
Usando arquivos delta
A menos que você esteja desenvolvendo um aplicativo ou trabalhando com software de banco de dados avançado, provavelmente nunca precisará usar arquivos delta manualmente. O software que faz uso de arquivos delta o faz automaticamente para ser executado com mais rapidez e eficiência; você não precisará abrir arquivos delta diretamente ou gerenciá-los manualmente.