OFX (sigla para open financial exchange) é um formato de arquivo usado para armazenar informações financeiras e bancárias (como extratos bancários, atividade da conta e histórico de transações). A grande maioria das instituições bancárias oferece aos clientes a possibilidade de baixar arquivos OFX de sua atividade bancária para análise em softwares financeiros e de preparação de impostos. Embora o Microsoft Excel não suporte a importação de arquivos OFX prontos para uso, você ainda pode abrir o arquivo, pois os dados são armazenados como XML. O Excel pode ler nativamente qualquer arquivo XML e analisará automaticamente o arquivo em um formato fácil de ler.
Etapa 1
Inicie o Excel, clique em “Arquivo” e selecione “Abrir”.
Etapa 2
Clique no menu suspenso "Todos os arquivos do Excel" e selecione "Todos os arquivos".
Etapa 3
Navegue até o local do seu arquivo OFX, selecione o arquivo e clique em “Abrir”. Um prompt do Excel informando que o arquivo OFX tem um formato diferente será exibido. Basta clicar em "Sim" para continuar.
Etapa 4
Selecione “Como uma tabela XML” e clique em “OK”. Um prompt do Excel observa que não existe um esquema para a tabela, mas que o Excel gerará um para você com base nos dados. Basta clicar em "OK" para continuar.
Dica
Alguns arquivos OFX contêm informações adicionais que impedem que o arquivo seja importado corretamente para o Excel. Se o seu arquivo não estiver sendo exibido corretamente, abra o arquivo OFX usando o Bloco de Notas ou outro editor de texto. Exclua qualquer coisa que apareça antes da tag
e coloque diretamente antes da tag . Isso identifica para o Excel que os dados estão armazenados em um formato XML padrão e garante que os dados serão importados de maneira uniforme quando você os abrir no Excel. Os arquivos OFX contêm muitas informações relacionadas às suas atividades financeiras. Dependendo da sua instituição financeira, os rótulos das colunas de dados podem não ser os mais fáceis de usar. É uma boa ideia revisar os dados e rotular cada coluna com um nome mais intuitivo. Depois de configurar seu arquivo no Excel, salve-o como um documento do Excel. Se você precisar incluir dados de arquivos OFX futuros, basta abri-los no Excel e copiar e colar os dados em seu documento mestre do Excel.