Estimar o comprimento do cabo em um carretel é mais complicado do que simplesmente calcular o diâmetro e a largura do carretel. Você também precisa saber quantas vezes o cabo envolverá o carretel em uma camada de cabo, bem como o número de camadas de cabo que o carretel suportará. À medida que o cabo se enrola ao redor do carretel, cada nova camada aumenta o diâmetro, portanto, cada camada consiste em mais cabo do que a camada anterior. A fórmula adequada levará em conta esse efeito levando em consideração o diâmetro do próprio cabo e aumentando a circunferência usada na fórmula a cada nova camada.
Etapa 1
Meça o diâmetro do cano, ou centro, do carretel. Multiplique esse número por pi, ou 3,14, para obter a circunferência do cano. Por exemplo, o cano pode ter 2 polegadas de diâmetro, o que significa que a circunferência é de 6,28 polegadas.
Etapa 2
Meça o diâmetro do próprio cabo. Se o cabo for muito pequeno para medir com uma fita métrica, como fio de alto-falante, use pinças projetadas para medir objetos pequenos. Por exemplo, o cabo pode ter um quarto de polegada de diâmetro ou 0,25 polegadas.
Etapa 3
Meça a largura do carretel. Por exemplo, 5 polegadas.
Etapa 4
Divida a largura do carretel pelo diâmetro do cabo. Por exemplo, 5 dividido por 0,25 é igual a 20, que é o número de voltas que o cabo fará ao redor do cano em uma única camada.
Etapa 5
Multiplique a circunferência da bobina pelo número de voltas para obter o comprimento da primeira camada. Por exemplo, 6,28 polegadas (circunferência) por 20 (número de voltas), o que equivale a 125,6 polegadas.
Etapa 6
Multiplique o diâmetro do cabo por 2 (no exemplo atual, 0,25 vezes 2 é igual a 0,5) e adicione ao diâmetro da camada anterior (2 polegadas mais 0,5 polegadas é igual a 2,5 polegadas) e repita o resto da fórmula para encontrar o comprimento da próxima camada. Por exemplo, 2,5 polegadas vezes 3,14 é igual a 7,85 polegadas (circunferência). Multiplique 7,85 por 20 (número de voltas) para obter o comprimento da segunda camada - 157 polegadas.
Etapa 7
Meça o flange - a peça larga e plana em cada lado do barril que segura o cabo no lugar - do carretel da borda do barril até a borda do flange. Divida este número pelo diâmetro do cabo para encontrar o número de camadas que o carretel irá segurar. Por exemplo, se o flange tiver 1 polegada de largura da borda do barril até a borda do flange, o carretel conterá quatro camadas de cabo de um quarto de polegada.
Etapa 8
Execute o cálculo acima quatro vezes para encontrar o comprimento total do cabo na bobina. Para este exemplo, o carretel contém cerca de 690,8 polegadas de cabo (soma dos comprimentos das quatro camadas de cabo; a primeira camada é 125,6 polegadas, a segunda é 157 polegadas, a terceira é 188,4 polegadas e a quarta é 219,80 polegadas).
Dica
A fórmula básica é a circunferência vezes o número de envoltórios por camada vezes o número de camadas. Aumente a circunferência por um fator de 2 vezes o diâmetro do cabo a cada nova camada.
Aviso
Qualquer fórmula fornecerá apenas uma estimativa do comprimento do cabo, especialmente se o carretel tiver um cano irregular ou o cabo for enrolado de maneira irregular. Se você precisar de uma medição precisa, desenrole o cabo do carretel e meça-o diretamente.