O sistema operacional Microsoft Windows 7 apresenta a capacidade de configurar uma solução de armazenamento tolerante a falhas conhecida como RAID 1 ou "espelhamento". A tecnologia RAID 1 foi projetada para sincronizar dois discos rígidos de forma que, se uma unidade falhar, a outra continue a operar e executar leituras e gravações para que não haja tempo de inatividade ou perda de dados. Se um disco rígido em uma configuração RAID 1 falhar, ele deve ser substituído imediatamente para evitar perda de dados. Substitua um disco rígido com falha em uma configuração RAID 1 de software do Windows 7 usando o utilitário Gerenciamento de disco.
Etapa 1
Faça logon no computador usando credenciais de conta com permissões de administrador. Clique no botão “Iniciar” localizado na área de trabalho do Windows 7 e, em seguida, clique na caixa “Pesquisar” e digite “diskmgmt.msc” na caixa. Pressione a tecla “Enter” e a janela “Gerenciamento de disco” aparecerá.
Etapa 2
Clique com o botão direito do mouse na unidade marcada como "Falha na redundância" e clique em "Remover espelho" no menu que aparece. Clique no disco rígido com falha listado na janela "Remover espelho" e clique no botão "Remover espelho".
Etapa 3
Desligar o computador. Substitua o disco rígido com falha por um disco rígido idêntico em condições de funcionamento. Inicialize o computador.
Etapa 4
Clique no botão “Iniciar” na área de trabalho do Windows 7, clique na caixa “Pesquisar” e digite “diskmgmt.msc” e pressione a tecla “Enter”. Clique no botão “OK” na pequena janela “Inicializar disco” que aparece na frente da janela “Gerenciamento de disco” para inicializar o novo disco rígido. Se a nova unidade tiver partições no disco, clique com o botão direito do mouse nas partições e clique em "Excluir volume" no menu que aparece. Clique no botão "OK" para confirmar que você deseja excluir as partições. Em seguida, clique com o botão direito do mouse na nova unidade e clique em "Adicionar espelho" no menu que aparece.
Etapa 5
Selecione um dos discos a serem adicionados à matriz RAID 1 e clique no botão "Adicionar" na janela "Novo volume espelhado". Selecione o segundo disco a ser adicionado à matriz RAID 1 e clique no botão "Adicionar". Clique no botão "Avançar". Clique no botão “Sim” na janela que aparece para confirmar que você deseja configurar os discos como “Dynamic Disks”. As unidades serão ressincronizadas em segundo plano e estarão prontas para uso.