Os divisores de cabo recebem um único sinal de entrada e o enviam para duas ou mais saídas. Eles são comumente encontrados em residências e empresas onde mais de uma televisão está conectada a um único cabo de TV coaxial. Ao dividir o sinal, os divisores o enfraquecem, limitando o número de divisões que podem ser instaladas em qualquer linha sem um amplificador de sinal. Existem vários tipos básicos de divisores de cabos no mercado.
Divisores de cabo do transformador
Os divisores de cabo do transformador dividem o sinal uniformemente nas portas de saída sem muita perda à medida que passa pelo próprio divisor.
Divisores de cabo de resistor
Os resistores são componentes mais baratos que os transformadores, tornando os divisores de resistores mais econômicos do que os divisores de transformador. O uso de um divisor de resistor envolve uma degradação significativa do sinal, com 50% de perda de sinal no divisor e os outros 50% do sinal divididos entre as saídas. (referência 1)
Divisores de alta e baixa frequência
Os divisores para cabo coaxial (o cabo usado para sinais de TV) são feitos para trabalhar com a banda de 5-1000 MHz usada pelos modernos sinais de cabo digital, ou a banda de 5-2300 MHz usada pelos sinais de TV via satélite. Você pode usar divisores de alta frequência para sinais de cabo de baixa frequência, pois sua faixa inclui toda a faixa de baixa frequência. Divisores de baixa frequência, no entanto, não podem ser usados para sinais de satélite.
Divisores balanceados e não balanceados
Todos os divisores têm uma certa quantidade de perda de sinal, que é medida em decibéis (dB). A perda varia de 3,5 decibéis em um divisor de duas vias até 14,5 decibéis para um modelo de 16 vias. Os divisores com números pares de portas de saída terão uma perda de saída balanceada, na qual todas as portas emitem um sinal com intensidade idêntica. Os divisores não balanceados, por outro lado, têm números ímpares de portas de saída, algumas das quais têm menos perda de sinal do que outras. O uso de um divisor não balanceado é útil ao dividir um cabo coaxial entre um modem e vários televisores, pois os televisores não precisam de tanta largura de banda.
Materiais divisores
Os divisores de cabo geralmente têm caixas que são niqueladas, tratadas com cromato e zincadas, ou tratadas com cromato com adição de uma liga de zinco. Os modelos niquelados são úteis para instalação externa em ambientes corrosivos ou salgados, enquanto os outros tipos devem ser instalados em um gabinete se colocados ao ar livre. Todos os tipos de material funcionarão no interior.
Divisores de cabo não coaxial
Os divisores de cabo estão disponíveis para praticamente qualquer tipo de cabo de áudio, vídeo ou dados. Em todos os casos, os divisores sem alimentação enfraquecem o sinal que viaja no cabo, dividindo-o entre várias saídas. O enfraquecimento pode causar problemas para dispositivos USB que consomem energia do próprio cabo e para conexões de vídeo de alta definição usando cabos HDMI cujos sinais uma divisão degradaria.