No mundo da eletrônica de consumo, diferentes tipos de cabos e conexões são usados para transmitir áudio entre componentes, com diferentes níveis de qualidade. Um desses tipos é a conexão de cabo RCA composto analógico e outro é o áudio coaxial digital padrão S/PDIF.
S/PDIF
S/PDIF, abreviação de Sony/Philips Digital Interconnect Format, é um formato de áudio digital usado para conectar componentes digitais, como um Blu-Ray/DVD player, decodificador de TV a cabo/satélite ou HDTV, a um som surround receptor estéreo. Este é um protocolo de 16 bits para retransmissão de som multicanal Dolby Digital e DTS e é mais comumente associado a cabos de áudio ópticos (TOSLINK), mas também pode ser aplicado a cabos de áudio coaxiais.
Cabos RCA
Composite RCA é uma conexão de áudio estéreo analógico com dois cabos separados para transportar os canais estéreo direito e esquerdo. Ele tem sido usado para componentes de áudio de fonógrafos a toca-fitas e tocadores de CD e para a conexão de áudio para componentes de vídeo, como videocassetes e DVD players. Os cabos RCA também são usados para a parte de áudio dos cabos de vídeo/áudio componente.
Diferenças
Embora os cabos de áudio coaxiais se assemelhem a cabos RCA na forma e tamanho de seus conectores e possam ser intercambiáveis porque ambos têm impedância de 75 ohm e larguras de banda semelhantes, os cabos coaxiais são mais grossos e têm a mesma blindagem que os cabos de vídeo coaxiais para minimizar a interferência. Como os cabos coaxiais transmitem sinais digitais, eles podem transportar áudio de 5.1 canais dentro de um único cabo, algo que os cabos RCA analógicos não podem igualar.