Os arquivos XLS são arquivos de planilha contendo linhas e colunas e são feitos usando o Microsoft Excel. Os arquivos KMZ são arquivos KML compactados, onde KML significa Keyhole Markup Language. Os arquivos KML armazenam informações exibidas pelo Google Earth. Os arquivos KMZ são úteis, pois são menores que os arquivos KML e mais fáceis de distribuir. Você pode armazenar dados de longitude e latitude em uma planilha XLS e depois converter o arquivo em KMZ para visualizar os dados no Google Earth.
Etapa 1
Carregue o Microsoft Excel. Clique em “Arquivo”, depois em “Abrir” e navegue até o arquivo XLS. Clique no arquivo para abri-lo.
Etapa 2
Adicione uma linha de cabeçalho à planilha e a palavra "longitude" acima da coluna que contém os dados de longitude e a palavra "latitude" acima da coluna que contém os dados de latitude. Rotule também qualquer informação opcional, como elevação.
Etapa 3
Navegue até o site "GPS Visualizer" (consulte Recursos).
Etapa 4
Clique em “Escolher arquivo”. Navegue até o arquivo XLS e selecione o arquivo para carregá-lo.
Etapa 5
Defina as preferências que desejar usando os menus suspensos. Por exemplo, para alterar as unidades de metros e quilômetros para pés e milhas, selecione EUA no menu suspenso "Unidades".
Etapa 6
Altere o menu suspenso "Tipo de arquivo de saída" para ".kmz (zipado)." Isso criará um arquivo KMZ compactado em vez de um arquivo KML descompactado.
Etapa 7
Clique em "Criar arquivo KML". Um link para o arquivo KMZ aparecerá na próxima página. Clique no link para abrir o arquivo KMZ no Google Earth.
Dica
Os valores de latitude e longitude devem estar no formato decimal.
Você pode carregar até oito arquivos XLS para converter em um arquivo KMZ.