Os LEDs não podem ser escurecidos como lâmpadas, simplesmente variando suas tensões de entrada. Em vez disso, a corrente que passa por eles deve ser controlada diretamente por um resistor colocado em série com o LED ou por métodos mais avançados, como reguladores de corrente constante. Como os LEDs não possuem uma resistência interna estável, eles tendem a consumir mais corrente do que seria suficiente para uma iluminação adequada. À medida que brilham mais, sua temperatura aumenta e diminui ainda mais sua resistência interna, levando potencialmente a um ciclo térmico descontrolado que destrói o semicondutor. É por esta razão que um circuito de driver é quase sempre necessário. Felizmente, resolver o problema de regular a corrente de um LED também fornecerá um método confiável de escurecimento.
Etapa 1
Calcule os valores dos resistores. Se estiver usando uma bateria de 9 volts e acionar um LED de 20mA, a fórmula volts/amps fornece o valor do resistor. 9 Volts / 0,020 A =450 Ohms. Para determinar os requisitos de energia para o resistor, use a fórmula P =I^2_R, ou em outras palavras, a potência é igual à corrente, em amperes, que flui pelo circuito, ao quadrado, multiplicada pelo valor do resistor em ohms. Neste caso em particular, P =0,02A^2_450 Ohms, o que equivale a 0,18 Watts. Resistores de 1/4 Watt (0,25 Watts) são um tipo comum e serão mais do que adequados.
Etapa 2
Retire cerca de 1/8 de polegada de isolamento de cada um dos dois fios do terminal da bateria de 9 volts com os desencapadores de fios. Prepare também vários comprimentos de fios de jumper, cortando-os no comprimento apropriado e retirando previamente o isolamento das extremidades. Isso será útil mais tarde.
Etapa 3
Solde uma extremidade do resistor ao fio vermelho no clipe da bateria de 9 volts. Solde o outro lado do resistor em uma das extremidades do potenciômetro.
Etapa 4
Solde a extremidade curta do LED no fio preto do clipe da bateria de 9 volts. É aqui que a polaridade importa. O lado negativo da bateria deve se conectar ao lado negativo do LED, que é marcado pelo fio mais curto.
Etapa 5
Solde a extremidade livre do LED na extremidade livre do potenciômetro, completando o circuito.
Etapa 6
Conecte a bateria de 9 volts ao clipe da bateria. O LED acenderá. Se isso não acontecer, gire o potenciômetro para uma extremidade ou outra. O resistor de 450 ohms em linha com o circuito evita que muita corrente flua através do LED, independentemente de ligar o potenciômetro. Em um extremo do potenciômetro, o LED estará no brilho máximo e, no outro extremo, o LED será escurecido ao máximo ou poderá estar totalmente desligado.
Dica
Para LEDs de alta potência, o resistor limitador de corrente em série simples é insuficiente. Um resistor em série com o circuito queima o excesso de energia que flui através dele e o dissipa na forma de calor. Cair de uma fonte de alta tensão para os níveis baixos usados para LEDs produziria enormes perdas de energia. Por esses motivos, os reguladores de corrente de comutação devem ser usados ao acionar LEDs de média a alta potência. Tais circuitos geralmente empregam saídas PWM e mecanismos de feedback de detecção de corrente, empregando controle derivativo integral proporcional.