O TPKT é oficialmente definido como "Serviço de Transporte ISO sobre o TCP". "TCP" e "ISO" estão relacionados a dois conjuntos rivais de protocolos de rede. TPKT permite a tradução entre esses dois grupos.
Plano de fundo
A International Standards Organization, ou ISO, patrocinou a definição de um conjunto de protocolos para redes:o modelo "Open Systems Interconnection (OSI). Um conjunto rival de protocolos é chamado de "TCP/IP":"Transmission Control Protocol/Internet Protocol. " Ambos os grupos de protocolos de camadas em uma "pilha." No TCP/IP, "TCP" está na "Camada de transporte" e o Protocolo de Internet (IP) está na "Camada de Internet". OSI.TPKT fornece um método para transportar dados OSI em redes TCP/IP.
Função
TPKT é um protocolo de "encapsulação". Ele carrega o pacote OSI na carga de dados do seu próprio pacote e então passa a estrutura resultante para o TCP, a partir de então, o pacote é processado como um pacote TCP/IP. Os programas OSI que passam dados para o TPKT não sabem que seus dados serão transportados pelo TCP/IP porque o TPKT emula o protocolo OSI Transport Service Access Point (TSAP).
Recursos
Como a maioria dos protocolos de rede, o TPKT também funciona ao contrário. Quando um pacote TPKT chega, o TPKT retira sua estrutura de pacotes e passa o pacote carregado pela pilha de protocolos. Os protocolos OSI que recebem os dados não sabem que o TCP/IP esteve envolvido na transmissão de dados.