As máquinas virtuais VMware são compostas por um arquivo de configurações e um arquivo de disco rígido virtual. O Open Virtualization Format (OVF) foi desenvolvido como um padrão aberto em diferentes plataformas de virtualização, incluindo programas criados pela VMware. Uma máquina virtual OVF consiste em uma pasta que contém os arquivos da máquina virtual e um arquivo que os descreve. Um arquivo OVA (Open Virtualization Appliance) é um único arquivo compactado que contém o conteúdo de uma pasta OVF. A VMware fornece a ferramenta OVF para converter, importar, carregar ou implantar OVFs e OVAs em plataformas VMware.
Etapa 1
Baixe e execute o programa de instalação da ferramenta OVF na estação de trabalho ou servidor que executa o VMware (consulte Recursos).
Etapa 2
Clique em “Next” para aceitar o contrato de licença e instalar a ferramenta OVF.
Etapa 3
Clique no botão “Iniciar”, digite “cmd” no campo de pesquisa e pressione “Enter” para abrir o prompt de comando no Windows. Na maioria das versões do Linux, abra o menu “Aplicativos” e clique em “Terminal”.
Etapa 4
Digite o seguinte comando para carregar o arquivo OVA:
ovftool /path/to/file/source.ova vi://vmwarehost.companydomain/
Substitua "/path/to/file/source.ova" pelo local do arquivo OVA. Substitua "vmwarehost" pelo nome do computador que executa o VMware e "companydomain" pelo nome da rede da empresa. Este comando carrega o arquivo OVA diretamente sem qualquer configuração adicional.
Dica
Esse método também funciona para uma pasta OVF descompactada.