A renderização de superfície envolve a coleta cuidadosa de dados em um determinado objeto para criar uma imagem tridimensional desse objeto em um computador. É uma técnica importante usada em uma variedade de indústrias.
Função
Uma das técnicas para construir uma imagem usando renderização de superfície é com iluminação. Um modelo de iluminação ilumina uma superfície e faz cálculos com base na intensidade da luz refletida de volta. Isso coleta dados específicos suficientes para criar uma imagem 3D posteriormente. No computador, um plano de corte é usado para dar aos renderizadores um espaço geométrico com todos os dados coletados representados por um mapa de cores. Esses dados são então usados para recriar uma imagem da superfície renderizada.
Considerações
Um renderizador deve levar em conta aspectos da superfície que está sendo renderizada, como translucidez, textura da superfície e reflexos. Alguns objetos podem não ser adequados para esse tipo de renderização. Os lasers podem fornecer medições mais precisas e contornar alguns problemas devido à sua natureza focada.
Usos
A renderização de superfície é usada em vários setores, como na área de saúde. Lá, partes do corpo são renderizadas para que os médicos possam examinar de perto áreas específicas de um paciente ou feridas que possam ter ocorrido. Os arqueólogos também usam a renderização para fazer uma imagem de objetos muito frágeis para examiná-los sem danificá-los.