Um trackball é um tipo de mouse que executa as mesmas tarefas que um mouse comum, mas funciona de maneira diferente. Trackballs têm bolas giratórias em suas partes superiores ou laterais que você rola quando quer ir a algum lugar ou fazer alguma coisa. Dependendo do modelo escolhido, você pode controlá-lo com o polegar, os dedos ou até mesmo a palma da mão. Antes de mudar para uma trackball, vale a pena considerar as vantagens e desvantagens.
Benefícios ergonômicos
Usar um mouse normal pode causar tensão física. Você tem que mover o mouse para fazê-lo funcionar, usando sua mão e braço para fazer movimentos repetitivos e às vezes não naturais. Um mouse trackball tem vantagens ergonômicas, porque você move a bola e não o próprio mouse. As recomendações da Occupational Health &Safety Administration sobre o uso seguro e confortável do computador afirmam que os trackballs podem ser "menos fatigantes" para algumas tarefas. Eles também podem se adequar melhor a pessoas com condições que afetam a mobilidade, como artrite e síndrome do túnel do carpo.
Precisão e controle
Um mouse normal funciona apenas em um espaço finito. Se você ficar sem espaço, você tem que parar o que está fazendo, reposicionar e começar de novo. Isso não é um problema com um trackball, pois a bola corre independentemente dentro da caixa do mouse, permitindo movimentos e controle precisos e fluidos. Você não precisa depender dos movimentos das mãos para concluir as ações e não precisa lidar com contrações ou empurrões acidentais do mouse que atrapalham o que você está fazendo. Ser capaz de controlar a bola com os dedos ou o polegar dá a você um controle de manipulação mais preciso. Essa precisão extra torna o trackball popular em certas aplicações, como design assistido por computador e jogos.
Espaço e Posicionamento
Um trackball pode ser maior que um mouse normal, mas tem uma pegada menor. Um mouse precisa de espaço claro e plano para funcionar de forma eficaz. Tudo o que um mouse trackball precisa é de espaço para ficar em pé. Ele não precisa estar em uma superfície plana, tornando-o uma solução útil se você quiser usar um mouse com seu laptop, mas não estiver perto de uma mesa ou mesa. Você pode colocar trackballs em sofás, camas, pernas e até mesmo segurá-los como um controle remoto - eles ainda funcionarão enquanto você puder rolar a bola.
Limitações de controle
Se você costuma usar um mouse comum, pode demorar um pouco para tirar o melhor proveito de um trackball. Você também pode descobrir que um trackball não funciona tão bem em algumas atividades simples. Por exemplo, você pode achar mais difícil recortar e colar, clicar e arrastar. Se você usa um mouse com um trackball central, pode achar que os cliques de combinação de dedos são menos fáceis do que em um mouse comum, porque pode ser necessário manter um dedo na bola.
Limitações físicas
O tamanho maior de um mouse trackball pode causar alguns problemas se você tiver mãos pequenas. Você pode descobrir que não pode usar o mouse sem esticar a mão ou os dedos, dificultando o controle eficaz. Embora as trackballs tenham benefícios ergonômicos, elas também podem causar alguns problemas físicos, especialmente se você as usar por longos períodos. Isso pode ser um problema específico com trackballs de polegar, que exigem que você use o polegar repetidamente.
Custo e disponibilidade
Você tem menos opções ao comprar um trackball em comparação com as opções disponíveis ao comprar um mouse comum. Um número limitado de fabricantes produz esses dispositivos e seus custos geralmente são mais altos. Por exemplo, você pode comprar um mouse básico por apenas alguns dólares. No momento da publicação, o mouse trackball mais barato da Kensington, um dos principais fabricantes neste campo, custava US$ 29,99, com seu modelo mais caro custando US$ 129,99.