Capacitores são uma parte essencial de qualquer placa de circuito. Eles armazenam e liberam carga elétrica, ao mesmo tempo em que bloqueiam certos tipos de corrente e permitem que outros passem. No entanto, em sua operação normal, eles podem ocasionalmente funcionar mal e explodir, vazando eletrólito sobre a placa de circuito e deixando uma bagunça conhecida como "praga de capacitores". A boa notícia é que os capacitores podem ser substituídos e a praga de capacitores pode ser removida em poucos passos. Com os suprimentos e a técnica corretos, você pode limpar placas de circuito com vazamento de capacitores.
Etapa 1
Desconecte o dispositivo de qualquer fonte de energia. Se o dispositivo tiver uma grande quantidade de tensão armazenada em seus capacitores, descarregue os capacitores com uma ferramenta de descarga de capacitores antes de limpá-los.
Etapa 2
Remova a placa de circuito danificada do dispositivo. Em alguns casos, as placas de circuito podem ser removidas girando uma aba de travamento e deslizando-a para fora do dispositivo. Em outros casos, os parafusos que prendem a placa de circuito no lugar devem ser removidos com uma chave de fenda antes que a placa de circuito possa ser removida. Se a placa de circuito não for removível, limpe o máximo possível das peças internas do dispositivo antes de limpar a placa de circuito.
Etapa 3
Corte os fios que prendem os capacitores de ruptura à placa de circuito com um cortador de fios e descarte-os.
Etapa 4
Escove qualquer eletrólito do capacitor seco ou solto da placa de circuito com uma escova de dentes.
Etapa 5
Aplique uma pequena quantidade de álcool isopropílico na ponta de um cotonete e limpe qualquer eletrólito do capacitor restante da placa de circuito. A placa de circuito está agora limpa e pronta para o processo de substituição do capacitor.